Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Voos

Movimento de passageiros no Aeroporto de Maringá cresce 13,6% em 2012

Foram registrados 757.719 embarques e desembarques em todo o ano passado, 90.762 a mais do que em 2011

Apesar do resultado positivo, o crescimento ficou abaixo do índice registrado no ano anterior, quando o número de passageiros subiu 33,93% em relação a 2010 | Divulgação/PMM
Apesar do resultado positivo, o crescimento ficou abaixo do índice registrado no ano anterior, quando o número de passageiros subiu 33,93% em relação a 2010 (Foto: Divulgação/PMM)

O movimento de passageiros no Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, cresce quase 14% ao longo de 2012. O terminal aeroviário registrou 757.719 embarques e desembarques em todo o ano passado, 90.762 a mais do que em 2011, um aumento de 13,6%.

Apesar do resultado positivo, o crescimento ficou abaixo do índice registrado no ano anterior, quando o número de passageiros subiu 33,93% em relação a 2010, passando de 497.979 para 666.957 viajantes.

Segundo o superintendente do aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, a redução foi influenciada por basicamente dois fatores: o momento econômico e a política das companhias aéreas. "Mais de 60% dos passageiros de Maringá viajam a negócios. Tivemos uma desaceleração da economia muito forte, o que diminui os negócios e consequentemente retraiu o fluxo desses passageiros."

Com relação às empresas aéreas, Valêncio informou que as passagens estão mais caras, o que também acaba afastando os viajantes. "Nos outros anos, as tarifas estavam mais baixas e havia muitas promoções, mas isso desestabilizou algumas companhias, que implantaram uma política de recuperação de prejuízos, aplicado com tarifas mais altas. É um fenômeno que acontece em todos os países", explicou.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, 194.523 viajantes embarcaram e 192.502 desembarcaram no terminal maringaense. O mês de maior movimento no aeroporto foi julho, com 72.921 passageiros. Fevereiro registrou a procura mais baixa: 50.245 embarques e desembarques.

Aquisição de novos veículos permitirá aumento da frequência

No mês passado, o governo estadual anunciou que o Aeroporto Silvio Name Júnior deve receber dois novos veículos de combate a incêndio. Com a aquisição, a categoria do terminal maringaense poderá ser elevada de 7 para 9 na medição feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, uma parceria entre o governo do Paraná e governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil, vai permitir a compra dos equipamentos no primeiro trimestre deste ano.

De acordo com o superintendente do aeroporto de Maringá, Marcos Valêncio, a aquisição dos veículos ainda deve demorar cerca de um ano. No entanto, ele salienta que a chegada de outros caminhões de combate a incêndios permitirá que o terminal receba com mais frequência aterrissagens de aeronaves de maior porte, como o 737-800, com capacidade para 186 passageiros, e o 767-300, de carga.

Com os veículos anunciados, o Aeroporto de Maringá passará a dispor de cinco caminhões de bombeiros. Segundo Valêncio, um deles ficará de reserva e os demais em plantão permanente. "Além de atender às necessidades de segurança do aeroporto, a chegada de mais veículos dará ao terminal uma situação mais confortável, caso algum outro caminhão tenha que passar por alguma manutenção", explicou na ocasião.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.