• Carregando...

Os horários com mais acidentes de trânsito envolvendo vítimas

Primeiro semestre de 2012

- Sexta-feira, das 18h às 23h59 – 132 acidentes

- Sexta-feira, das 12h às 17h59 – 127 acidentes

- Quarta-feira, das 12h às 17h59 – 127 acidentes

- Segunda-feira, das 12h às 17h59 – 112 acidentes

2011

- Quarta-feira, das 12h às 17h59 – 218 acidentes

- Sábado, das 12h às 17h59 – 212 acidentes

- Segunda-feira, das 12h às 17h59 – 211 acidentes

Maringá tem o maior número de acidentes de trânsito no Paraná

Maringá foi a cidade do Paraná com maior número de acidentes de trânsito registrados ao longo do primeiro semestre. Balanço divulgado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostrou que entre janeiro e junho deste ano, o Município - que conta com uma frota formada por 265,2 mil veículos - teve 3,9 mil acidentes, média de 662 por mês. Deste total, aproximadamente 2,1 mil ocorrências envolveram vítimas. Ao longo de todo o ano passado, o Município teve 6,8 mil acidentes, sendo 3,6 mil com vítimas.

Mesmo tendo um quinto da frota de Curitiba - que conta com 1,2 milhões veículos - , o número de acidentes em Maringá nos seis primeiros meses deste ano supera a quantidade registrada na capital paranaense. Segundo o BPTran, foram registrados 3,8 mil acidentes de trânsito entre janeiro e junho de 2012 nas vias curitibanas.

A Secretaria dos Transportes de Maringá contesta estes dados e inclusive já encaminhou um ofício ao Detran questionando o método utilizado para a contagem de acidentes em Curitiba e como foi feito o tratamento destes dados.

Leia a matéria completa

Maior número de atropelamentos no primeiro semestre de 2012

- Sábado, das 18h às 23h59 – 16

- Quarta-feira, das 12h às 17h59 – 14

- Segunda-feira, das 12h às 17h59 – 11

- Segunda-feira, das 18h às 23h59 – 11

A noite de sexta-feira é o horário mais perigoso para se trafegar nas ruas e avenidas de Maringá. É o que aponta os dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), divulgados esta semana. Dos 2,1 mil acidentes com vítimas registrados no primeiro semestre deste ano, 132 ocorreram no horário entre as 18 horas e 23h59 de uma sexta.

O mesmo dia também tem o segundo período mais perigoso. Do meio-dia até às 17h59 foram 127 acidentes com pessoas feridas ou mortas. A sexta-feira também é o dia da semana com maior número de acidentes com vítimas. Somente entre janeiro e junho deste ano ocorreram 373 casos, média de 14,3 por sexta.

Para o secretário dos Transportes, Valdir Pignata, grande parte desses acidentes é ocasionada por jovens que ingerem bebidas alcoólicas. "Na sexta-feira as pessoas ficam mais relaxadas e acabam misturando bebida e direção. Essa é uma prática mais frequente na faixa dos 18 aos 28 anos", explicou.

No Paraná, o Detran calcula que quase 50% dos atendimentos de acidentes de trânsito nos pronto-socorros envolvem pessoas com sinais de embriaguez. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas no Paraná 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido.

Tardes de quarta-feira

Outro horário crítico são as tardes de quarta-feira. No primeiro semestre deste ano, Maringá teve 127 acidentes de trânsito entre 12 horas e 17h59, segunda maior quantidade junto com as tardes de sexta.

No ano passado, este período liderou o número de casos, com 218 ocorrências.O horário vespertino de quarta também tem outra marca negativa: o segundo maior número de atropelamentos. Entre janeiro e junho deste ano, 14 pessoas foram atingidas por veículos neste período do dia, apenas dois a menos do que a noite de sábado. Horários mais seguros

Pelo relatório apresentado pelo Detran, o horário mais seguro para trafegar no trânsito maringaense são as madrugadas. Na faixa da meia-noite até 05h59, foram registrados apenas 8 acidentes com vítimas nas quartas-feiras e 9 nas segundas. As madrugadas de segunda e terça foram as únicas faixas de horário sem casos de atropelamento durante o primeiro semestre.

Campanha contra motoristas embriagados

Na última quarta-feira (5), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) iniciou no estado o Se Liga no Trânsito, uma campanha de conscientização focada nas cidades com maior número de acidentes causados por motoristas embriagados. Até outubro, serão realizadas ações nos principais bares e casas noturnas de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. O objetivo é estimular o uso de táxis e a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool. Em Maringá, a campanha será realizada entre os dias 26 e 30, nos bares das avenidas Curitiba, Tiradentes, Duque de Caxias e Anchieta. A iniciativa tem apoio das principais companhias cervejeiras do país, reunidas no CervBrasil; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e da Policia Militar.

Multa

Quem dirige depois de beber uma lata de cerveja ou uma taça de vinho (entre 2 e 5,99dg/l de sangue) pode receber multa de R$ 957,70, sete pontos na CNH e ter a habilitação suspensa por um ano. Dirigir com volume de álcool superior a 6dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena seis meses a três anos de prisão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]