Os consumidores de Maringá e Ponta Grossa estão contando os dias para a inauguração de dois grandes empreendimentos do ramo de shoppings centers. O grupo Catuaí abre as portas em Maringá no próximo dia 19. Já o Shopping Antártica será a mais nova opção de centro de compras em Ponta Grossa, a ser aberta entre 25 de novembro e 2 de dezembro.
Ao mesmo tempo, dois grandes grupos comerciais correm para erguer dois empreendimentos em Londrina, ambos já em construção e com entrega prevista para o segundo semestre de 2012. Paranavaí mostra que cidades menores também estão ganhando com a ampliação do setor. A cidade deve ganhar seu primeiro shopping ainda no primeiro semestre do ano que vem.
Ao ser inaugurado, o Catuaí Shopping Maringá assume o posto de maior da cidade. A obra já mudou o perfil imobiliário da região Oeste e está colocado em local estratégico para atender a população do Noroeste, de uma forma geral. A localização é caracterizada por um importante entroncamento rodoviário, e também está próximo de shoppings atacadistas de confecções. "Os lojistas que vêm de todo o Brasil compram roupas para revenda e o Catuaí oferecerá marcas para que ele compre coisas para si mesmo", explicou Ademir Dias Camargo, um dos consultores do empreendimento.
O novo shopping deve gerar 2,5 mil empregos diretos, pessoas que vão trabalhar nas 218 lojas, incluindo um hipermercado.
Ponta Grossa
O Shopping Antártica de Ponta Grossa inicia as atividades com foco no público C, e por isso foi construído em pleno calçadão da cidade, local por onde passam cerca de 120 mil pessoas por dia, segundo Milane Barbur, administradora do empreendimento. "É totalmente voltado para C, classe que responde por 72% do consumo, mas o grande diferencial é tratá-la como se fosse de classe A. Tem um acabamento de alto padrão, oferece conforto e preço para esse público que sabe o quer", disse.
O empreendimento de estilo vertical começou a ser erguido em 2006, mas as obras chegaram a ser interrompidas durante o período de crise. Após a inauguração de 110 lojas, a construção continua, onde deve surgir acima um edifício de escritórios e um centro de convenções.
Londrina
Londrina não tem inaugurações em curto prazo, mas dois gigantes já estão em construção e devem ser abertos em 2012. Também seguindo o conceito de shopping para nova classe média, o Catuaí se prepara para abrir o Londrina Norte Shopping, com cerca de 170 lojas e serviços e 2 mil empregos diretos.
O outro, o Boulevard Londrina Shooping é a primeira obra de um projeto maior que está sendo implantado com intenção de valorização imobiliária, voltado para classe A e B. De acordo com assessoria de imprensa do empreendimento, junto com o shopping será construído um complexo multiuso, com um novo conceito que propõe que os moradores do condomínio adjunto possam fazer tudo por ali mesmo.
Num custo total de R$ 900 milhões (todo o complexo), o shopping abrirá 236 lojas e deve empregar 3 mil pessoas.
Paranavaí
Por último Paranavaí se apresenta como exemplo de investimento em cidades menores. Com população de 80 mil habitantes, Paranavaí deve ganhar em 2011 seu primeiro shopping Center.
O Shopping Cidade Paranavaí vai reunir 70 empreendimentos, além de praça de alimentação e cinemas. A construção está em fase de acabamento e cerca de 500 empregos devem ser gerados.



