O Observatório das Metrópoles de Maringá vai receber aproximadamente R$ 2 milhões para financiar as atividades de pesquisa que desenvolve e a intervenção nas políticas públicas da cidade e de sua região metropolitana. O dinheiro foi conseguido por meio de um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e com isso o Observatório passa a ser considerado um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT).
Os recursos serão suficientes para garantir e estimular o pleno funcionamento do Observatório das Metrópoles de Maringá por pelo menos cinco anos. A partir do momento que a instituição receber o título de INCT, passará a ser um dos 123 centros de excelência em pesquisa do gênero que existem no Brasil.
Com isso, passará a ocupar uma posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, tanto pela sua característica de ter um foco temático numa área de conhecimento como pela complexidade maior de sua organização e porte de financiamento.
Com sede na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Observatório de Maringá já tem 17 anos de história, e nesse tempo desenvolve pesquisa de excelência acadêmica com alta produtividade.



