Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino

Ônibus escolares sucateados prejudicam volta às aulas em Nova Tebas

Alunos da zona rural da cidade não conseguem assistir às aulas. Atraso já tem mais de duas semanas

Depois de duas semanas e meia de atraso, muitos estudantes de Nova Tebas, a 70 quilômetros de Campo Mourão, voltaram para a escola. Mas nem todos os alunos puderam fazer o mesmo. Quem mora na zona rural e depende do transporte escolar, vai ter que continuar esperando, pois a frota de ônibus está sem condições de uso.

Segundo reportagem do telejornal ParanáTV, o pátio das máquinas mais parece um ferro-velho: sobra sucata e falta dinheiro para o conserto. A solução para a situação é o improviso. "Estamos tentando de dois ônibus fazer um, pegando peças de alguns e colocando em outros, para fazer o reaproveitamento", disse o secretário de Obras e Transportes da cidade, Ronaldo Jensen, ao ParanáTV.

No interior de Nova Tebas, as salas de aula ficaram completamente vazias. Sem o transporte escolar, muitos estudantes não conseguiram sair de casa. Em uma escola que atende a zona rural, dos 115 estudantes matriculados, apenas dois apareceram. Em entrevista ao telejornal, o professor Arildo Carvalho fala que embora a situação esteja prejudicando o estudo dos alunos, é melhor esperar os ônibus voltarem a andar em boas condições. "No ano passado eles rodavam de forma precária, sem freios, colocando em risco a segurança dos alunos", afirma.

Segundo a prefeita de Nova Tebas, Heloísa Ivaszeck, até sexta-feira da semana que vem, dia 6 de março, todos os ônibus escolares devem estar transportando os alunos normalmente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.