Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cidade

Pacientes que aguardavam cirurgia no HU de Maringá são transferidos

Os sete pacientes que aguardavam pelo procedimento há vários dias foram levados para os hospitais Santa Casa, Santa Rita e Metropolitano. Secretário da Saúde diz que eles podem ser operados em breve. MP exigia ação imediata

Os sete pacientes que aguardavam cirurgias ortopédicas no Hospital Universitário (HU) de Maringá há quase um mês foram transferidos para hospitais da região na segunda-feira (9) – Santa Casa e Santa Rita, em Maringá; e Metropolitano, em Sarandi. A transferência aconteceu depois que a Promotoria Especial de Defesa da Saúde Pública conseguiu uma liminar na 4ª Vara Civil que obrigava o HU a realizar as operações em até 72 horas.

O secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, afirmou que, com a transferência, o assunto já é tido como solucionado, uma vez que houve encaminhamento. "Os pacientes passarão por exames para verificar se a cirurgia lhes oferece algum risco e, se não houver qualquer empecilho, devem ser operados nos próximos dias, nos hospitais onde estão agora", explicou. A paciente mais velha tem 81 anos e o mais novo, 21.

A promotoria deverá se manifestar sobre a transferência dos pacientes ainda na tarde desta terça-feira (10), informou a assessoria de imprensa do Ministério Público (MP) do Paraná.

Histórico

A Promotoria protocolou a ação na tarde de sexta-feira (6). O documento estava amparado em uma auditoria realizada pela 15ª Regional de Saúde e pela Secretaria de Saúde de Maringá, que comprovam que os casos são de média complexidade. Casos dessa categoria de pacientes que nasceram em anos que terminam com os números 8, 9 e 0 devem ser atendidos pelo HU em Maringá.

Antes de protocolar a ação, contra o município de Maringá e o HU, a promotoria passou uma semana tentando resolver o problema administrativamente. Quando a liminar saiu, o superintendente do HU, José Carlos Amador, disse que o hospital não tinha condições para realizar as cirurgias, por falta de leitos e de equipamentos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.