• Carregando...
Padre Edmar Peron será bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo | Divulgação Arquidiocese de Maringá
Padre Edmar Peron será bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo| Foto: Divulgação Arquidiocese de Maringá

Vaticano transfere bispo de Umuarama

Ainda nesta quarta-feira, o papa Bento 16 também nomeou três bispos para assumirem dioceses vacantes no Brasil. Entre eles, está dom Vicente Costa, que está sendo transferido da diocese de Umuarama (pertencente a província eclesiástica de Maringá) para a vacante diocese de Jundiaí (SP).

O padre Edmar Peron substituirá dom Pedro Luiz Stringhini, que deixará o cargo de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP) para assumir a diocese de Franca (SP). Por fim, o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa, está sendo transferido para a vacante arquidiocese de Belém (PA).

O Papa Bento 16 nomeou o padre maringaense Edmar Peron como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP) . A notícia foi divulgada na manhã dessa quarta-feira (30) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Peron, de 44 anos de idade, é o primeiro padre de Maringá que se torna bispo.

Atualmente estava ocupando o cargo de vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva, local onde está instalado desde 2007."O fato de ser bispo representa uma reviravolta na minha vida. Até então eu cuidava de um trabalho na diocese e agora devo ajudar a animar todo um grupo da arquidiocese que é formada por 146 padres. Tenho que esperar entrar no ministério pra saber como vai ser", afirma Peron em entrevista a rádio CBN Maringá.

De acordo com o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, o processo de nomeação de Peron demorou dois anos. A escolha de um bispo passa por indicação de padres, investigação dos candidatos por parte do Núncio Apostólico, análise dos trabalhos por cardeais em Roma e a elaboração de uma lista tríplice, que é repassada para a decisão do papa. "Estas nomeações chegam sempre de surpresa, mesmo sabendo que o padre Edimar Peron era candidato ao episcopado. Claro que é uma alegria poder contar com mais um bispo a serviço da Igreja e saindo do nosso presbitério", destaca o arcebispo.

Para Dom Anuar Battisti, a escolha de Peron não deixa de ser um reconhecimento a toda a Igreja de Maringá. "Todo o trabalho de formação é realizado para formar excelentes presbíteros, não só para a Igreja de Maringá e sim para servir a Igreja onde ela mais precisar", afirma o arcebispo.

Histórico do padre Edmar Peron

De acordo com o Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá (Siam), o padre Edmar Peron nasceu em Maringá no dia 04 de março de 1965 e é o primeiro dos quatro filhos do casal Leonildo Peron e Aparecida Besagio Peron. Foi batizado no mesmo ano, na paróquia Santo Antônio de Pádua, e recebeu, das mãos de Dom Jaime Luiz Coelho, o Sacramento da Crisma, na Catedral Nossa Senhora da Glória, no ano seguinte.

Fez os estudos do ensino básico nos colégios Duque de Caxias e Rodrigues Alves e o ensino médio no Instituto de Educação de Maringá. Terminado o ensino médio, aos 18 anos, entrou no Seminário Maior Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória - Instituto de Filosofia, em Maringá, onde cursou Filosofia (1983-1985), seguindo depois para o Seminário Paulo VI - Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (1986-1989), para os estudos de Teologia.

Depois dos sete anos de seminário, no dia 23 de julho de 1989, foi ordenado Diácono, pelo mesmo Dom Jaime Luiz Coelho, Arcebispo Metropolitano, que também o ordenou Padre para a Arquidiocese de Maringá no dia 21 de janeiro de 1990. Desde então tem servido a essa Arquidiocese, realizando trabalhos em diversas Paróquias e assessorias, além de atuar na formação dos seminaristas.

Foi vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Maringá (1990-1991) e pároco das Paróquias: Nossa Senhora do Rosário, em Floresta (1991-1995); Santa Rosa de Lima, em Iguatemi (1995-1997); Sagrado Coração de Jesus, em Nova Esperança (1998-1999); e Cristo Ressuscitado, em Maringá (2002-2006). Colaborou também como Administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Presidente Castelo Branco e na Paróquia Nossa Senhora Rainha, em Atalaia (1998-1999). Ultimamente era vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Marialva (2007-2009).

Dentre as assessorias, a maior parte de seu tempo (nove anos) foi dedicada à Pastoral de Liturgia e Canto da Arquidiocese. Nestes últimos dois anos tem escrito para a Revista de Liturgia, em São Paulo. Na formação dos seminaristas, atuou por sete anos como Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória (1991-1997) e, nos últimos três anos (2007-2009), foi Reitor do Seminário de Teologia Santíssima Trindade, em Londrina.

No Ano Jubilar, 2000, foi enviado a Roma, por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, para realizar estudos, em nível de Mestrado, em Teologia Dogmática, especialização em Teologia dos Sacramentos (2000-2002). Desde seu retorno, em 2002, foi professor de Teologia Dogmática e de Liturgia, inicialmente no Instituto Teológico Paulo VI e, ultimamente, na PUC-PR - Campus Londrina. Enfim, durante seus quase 20 anos de Padre, atuou como membro do Colégio de Consultores e, em períodos alternados, também do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maringá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]