Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Problema em hospital impede realização de partos em Paiçandu

Único centro cirúrgico da cidade está interditado há 60 dias. Mães precisaram viajar por mais de 100 quilômetros para realizar o parto. Problema já atingiu 25 mulheres

A interdição do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal São José, de Paiçandu, na região metropolitana de Maringá, está impedindo que as gestantes da cidade realizem o parto no município. Até esta quarta-feira (2), o problema, que se arrasta há dois meses, obrigou 25 mulheres a viajar para cidades da região para ganhar o bebê, conforme mostrou a RPC TV Maringá.

O Hospital Municipal São José é o único do município. A interdição foi determinada pela 15ª Regional de Saúde de Maringá, que detectou problemas na infraestrutura do centro cirúrgico. Várias reformas foram exigidas. O prazo para realizá-las venceu nesta semana.

"Pedimos a reforma das instalações elétricas, a troca do piso e uma pintura nas paredes. O principal problema é o piso do hospital", disse o chefe da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Kazumichi Koga.

A reportagem da RPC TV Maringá tentou entrar no hospital para ver se as reformas foram feitas, mas a direção do hospital não permitiu a entrada. O secretário de Saúde de Paiçandu, Célio Pegorari, disse que as reformas foram feitas e que ainda é preciso uma vistoria da regional de Saúde para liberar as cirurgias.

Gestante viajou 180 quilômetros para fazer o parto

A moradora Cláudia Martinelli precisou viajar 180 quilômetros para ganhar a filha em Assaí, na região metropolitana de Londrina. "O risco é grande. Em caso de emergência, pode não dar tempo de remover a gestante para outro município. É uma vergonha o que está acontecendo porque as pessoas votam aqui, pagam o imposto em dia e, quando precisam, tem que ir para outra cidade", desabafou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.