Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
maringá

Procon vai multar bancos com filas muito longas

Sete funcionários do órgão vão visitar oito agências do centro nesta terça, em busca de irregularidades. No ano, os bancos da cidade foram multados em mais de R$ 300 mil

A principal reclamação dos clientes é quanto ao tempo espera nas filas, que supera 20 minutos | Ivonaldo Alexandre - Agência de Notícias Gazeta do Povo
A principal reclamação dos clientes é quanto ao tempo espera nas filas, que supera 20 minutos (Foto: Ivonaldo Alexandre - Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Sete funcionários do Procon prometem multar, na tarde desta terça-feira (10), agências bancárias de Maringá cujas filas excedam 20 minutos de espera, ou que descumpram outros direitos assegurados aos clientes. Oito agências da região central serão visitadas, a partir das 13h30. Em caso de irregularidades, os bancos receberão punições que partem de mais R$ 10 mil e podem aumentar conforme a característica da infração.

Fiscalizações do gênero foram feitas pelo menos três vezes neste ano, mas estavam interrompidas desde a proliferação da gripe A H1N1, quando as agências foram obrigadas a controlar o fluxo de clientes. De acordo com o coordenador do Procon de Maringá, Dorival Dias, os trabalhos anteriores resultaram em um montante de multas que ultrapassa R$ 300 mil.

"Sentimos que os problemas [no atendimento aos clientes] voltaram depois do fim da gripe. Acreditamos que os bancos reduziram o número de atendentes, o que está gerando muitas queixas", fala Dias. A principal reclamação é quanto ao tempo de espera na fila. O coordenador, contudo, não possuía um dado atualizado da frequência desse tipo de queixa para fornecer à reportagem.

Ele esclarece que o trabalho ficará restrito às agências do centro porque o horário bancário é reduzido e impede uma fiscalização em toda a cidade. Nas agências que ficam nos bairros, afirma, são feitas visitas pontuais.

Multas

Os bancos serão autuados e multados em três situações principais: filas que excedam 20 minutos de espera, senhas de atendimento distribuídas sem o horário de emissão e falta de assentos para a espera, sobretudo no caso de pessoas idosas.

Dias afirma que esta fiscalização é a primeira a adotar um sistema de punição atualizado. Antigamente, as multas variavam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. Agora, o valor inicial supera R$ 10 mil e a penalidade cresce conforme a característica da infração. "Há agravantes conforme o tamanho da empresa e o número de pessoas atingidas pela irregularidade."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.