
Como preparação para o Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, o recordista brasileiro e sul-americano de salto triplo, Jadel Gregório, passou a treinar na pista do Estádio Willie Davids, em Maringá, a partir de quinta-feira (21). Os treinamentos fazem parte do preparativo para primeiro evento do calendário da Federação Internacional de Atletismo em 2010, que será disputado em Doha, no Catar, de 12 a 14 de março. Jadel treina em Maringá por duas semanas.
A escolha da pista do Willie Davids foi uma recomendação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que deseja transformar a cidade em centro de excelência. O local de treinamento deve passar, na semana que vem, por vistoria para homologação da pista maringaense, realizada pelo secretário geral da CBAt, Martinho Nobre dos Santos.
De acordo com Jadel, a pista onde treina em Paris é muito parecida com a de Maringá. "Vários dos meus melhores resultados que tive foi em uma pista parecida com essa. Aqui são dois setores de salto, é possível ver o espaço entre eles. A estrutura está de parabéns", ressalta. Ele explica que há cinco anos treina fora do Brasil. "A diferença no treinamento é absurda. Depois que fui para fora do país meus resultados dispararam e se mantiveram constantes, por isso hoje me encontro entre os melhores na categoria", informa.
Antes do campeonato Mundial Indoor no Catar, o atleta disputa outras competições na Suécia, Alemanha e França. Jadel comenta que, mesmo com o calendário cheio, a expectativa para chegar ao Mundial é a melhor possível. "O treinamento está rendendo bem, pois estou me preparando desde outubro de 2009 para este campeonato. Esta parte final está sendo cuidadosamente lapidada para que possa atingir minha meta de 17 metros e 90 centímetros", diz.
Sobre sua meta para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, o recordista brasileiro e sul-americano destaca que, após passar por um processo de aprendizagem em Atenas e por um período amargo em Beijing, o objetivo para Londres é chegar a uma colocação muito melhor que as duas olimpíadas passadas.
Para Jadel, atualmente o atletismo brasileiro precisa de mais estrutura e incentivo. "Temos que ter mais informação em relação às partes técnicas, mais estudo e mais pistas de atletismo, além de salas de musculação e biomecânicas. Com bons lugares onde treinar, automaticamente os resultados aparecem", relata.
A Secretaria de Esportes e Lazer do município será responsável pelo transporte do atleta na cidade, a pedido da CBAt. Jadel veio acompanhado do técnico inglês Peter Stanley (ex-técnico do recordista mundial Jonathan Edwards) e por sua esposa Samara, que é sua fisioterapeuta.
Carreira
Natural de Jandaia do Sul (PR), Jadel Gregório deu início a sua carreira em Marília (SP), seguindo depois para capital paulista para praticar salto em altura. Quem fez o atleta mudar de categoria para o salto triplo e salto em distância foram os técnicos Tânia e Nélio Moura. Sem se classificar para os jogos Olímpicos de Sidney-2000, por contusão, Jadel estreiou na competição quatro anos depois em Atenas, quando conquistou a 5ª colocação.Sua melhor campanha foi em 2007, quando bateu o recorde sul-americano. Jadel foi considerado como um dos favoritos ao ouro nos jogos olímpicos de Pequim, contudo, finalizou em 6º lugar.
Resultados 2007
17,27m Ouro nos Jogos Pan-americanos de 2007
17,59m Prata no Campeonato do Mundo de Atletismo de 2007
2005
17,20m - Finalista (6º) no Mundial de Helsinque 17,73m - 2ª melhor marca do mundo
17,48m - Ouro no Super GP de Estocolmo 17,34m - Ouro no Super GP de Lausanne
17,40m - Ouro no GP de Belém
17,71m - Troféu Brasil
2004
17,43m - Prata no Mundial Indoor de Budapeste
17,31m - Finalista (5º) nas Olimpíadas de Atenas
17,46m - Recorde sul-americano indoor no GP de Karlshue
2003
17,11m - Finalista (5º) no Mundial de Paris
16,86m - Finalista (6º) no Mundial Indoor de Birmingham
17,03m - Prata no Pan-americano de Santo Domingo.




