Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Regional de Saúde cobra mais estrutura no atendimento em Sarandi

Fechamento de postos de saúde em Sarandi preocupa autoridades da área da saúde em Maringá

Entre os dias 21 de dezembro e 4 de janeiro, os oito postos de saúde de Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, estarão fechados. A informação está preocupando autoridades da área, já que existe a possibilidade de que muitas pessoas de Sarandi busquem atendimento médico em Maringá durante o período.

Diante disso, a 15ª Regional de Saúde notificou a prefeitura de Sarandi, solicitando que o sistema seja organizado para receber seus pacientes. De acordo com a diretora da Regional, Ercília Fukui, a ação busca evitar o "estrangulamento" do atendimento em Maringá.

"No caso de recesso, queremos que eles mantenham os seus serviços essenciais. Que seja estabelecido um local para que a população possa ter a garantia do atendimento necessário", explica Ercília. A reportagem tentou entrar em contato com o secretário da Saúde de Sarandi, mas a informação é de que ele estaria de licença médica. Já a diretora de Saúde estaria viajando.

Segundo a assessoria de imprensa do município, a prefeitura não recebeu a notificação da 15ª Regional. Ainda foi informado de que a orientação repassada aos moradores de Sarandi é para que procurem o pronto-atendimento do município enquanto os postos estiverem fechados.

Atendimento

A edição dessa quarta-feira (16) do Paraná TV-2ª Edição mostrou que são comuns os casos de pessoas da região que buscam atendimento médico-hospitalar em Maringá. No Hospital Municipal, por exemplo, são realizadas em média 500 atendimentos por dia, desse volume, 30% são de moradores de Sarandi.

De acordo com a diretora do local, Rosemeire Ruiz, os atendimentos deveriam ser feitos somente para os moradores de Maringá. Diante disso, muitos usuários estariam enganando os funcionários para conseguir a liberação à consulta médica. "Esses atendimentos para pessoas de outra cidade geram gastos, que são arcados por Maringá".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.