Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Restaurante Popular completa um ano planejando novas unidades

Sasc finaliza projeto que busca obter recursos do governo federal para instalar cozinhas comunitárias em alguns bairros do município

O Restaurante Popular de Maringá completa um ano nesta sexta-feira (12), com planos de expansão. O secretário da Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, informou que a administração municipal está finalizando um projeto que busca obter recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para instalar "versões menores" do restaurante, chamadas de cozinhas comunitárias, em alguns bairros do município.

"O projeto já está praticamente pronto", adiantou o secretário. "Não definimos quantos e quais bairros serão beneficiados, se conseguirmos o recurso do governo federal, mas já temos uma ideia de onde há maior demanda, de acordo com o diagnóstico social da Sasc [Secretaria da Assistência Social e Cidadania]".

Maia adiantou que três possíveis bairros seriam o Conjunto Guaiapó, o Santa Felicidade e o Jardim Campos Elíseos. Se não houver qualquer imprevisto, o secretário estima que as cozinhas comunitárias poderão ser inauguradas no primeiro semestre do ano que vem. Cada uma servirá entre 100 e 300 refeições diariamente.

Das cerca de mil pessoas que vão ao restaurante todos os dias, metade é idosa. Os outros, quando não moram no centro, têm de usar o transporte coletivo ou próprio para ir até o local. "Se o projeto der certo, essas pessoas não terão de gastar com transporte", disse Maia.

Comemoração do aniversário terá cardápio especial

Para comemorar a data, a Sasc contará com programação especial: Das 11h às 14h desta sexta, os clientes poderão solicitar documentos, cortar cabelo e fazer maquiagem gratuitamente, além de contar com um cardápio especial para o almoço, com filé de frango à pizzaiolo, batata na manteiga com alho e alecrim, arroz, feijão, salada festiva e bolo de aniversário.

No total, o restaurante serviu 230 mil refeições neste primeiro ano. Segundo o secretário da Sasc, os clientes pagam R$ 1,50 e a administração R$ 2,08 por cada refeição.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.