Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Norte

Samu de Apucarana vai contar com uma "motolância" a partir de janeiro

A idéia é que técnicos de enfermagem se dirijam com mais rapidez e cheguem ao local antes das ambulâncias convencionais escapando de congestionamentos

O baú da moto vai transportar materiais para atendimento de emergência | Divulgação
O baú da moto vai transportar materiais para atendimento de emergência (Foto: Divulgação)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Apucarana receberá uma das 51 "motolâncias" que o Ministério da Saúde entregou nesta terça-feira (9), em Brasília. O equipamento chamado de Veículo de Intervenção Rápida (VIR) trata-se de uma motocicleta equipada para atendimentos de emergência. O veículo também atenderá ocorrências em Arapongas e nos trechos de rodovia da região.

A idéia é que técnicos de enfermagem se dirijam com mais rapidez e cheguem ao local antes das ambulâncias convencionais escapando de congestionamentos e outros problemas que possam surgir. "Só vai ser acionada em casos onde há gravidade maior. O atendente também vai nos informando sobre a situação no local", disse Rodrigo Cézar de Faria, coordenador do Samu Regional de Apucarana.

Segundo Faria, uma nova equipe será formada e treinada para trabalhar com a "motolância" que deverá ser entregue a partir de janeiro. A moto vai contar com um baú que vai carregar aparelho para verificação de pulso e pressão arterial, medicação básica que possa ser ministrada antes da chegada do médico e material para imobilização.

A "motolância" será disparada apenas quando houver quadros clínicos agudos, como enfarto, suspeita de derrame, acidentes, algum tipo de violência (pessoas baleadas, esfaqueadas), ou seja, todo tipo de atendimento que necessite de um médico e de uma ação mais imediata. Essa será a primeira vez que esse tipo de serviço será utilizado no estado. Em São Paulo já existem "motolâncias".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.