Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Maringá

Secretaria de Saúde confirma sexto caso de morcego infectado com raiva

Animal foi encontrado no quintal de uma residência na região do Jardim Iguaçu. Com mais este caso, o Município alerta para os moradores evitarem contato com morcegos

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou, nesta sexta-feira (7), a captura de mais um morcego infectado com raiva. Este já é o sexto caso registrado na cidade este ano. O animal foi encontrado no quintal de uma residência na região do Jardim Iguaçu.

Com mais este caso, a pasta está reforçando o alerta para que os moradores evitem o contato com morcegos. O Município informou que a Vigilância Sanitária realizou o bloqueio na área onde o morcego foi encontrado e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu está preparada para atender e orientar os moradores da região.

"Importante ressaltar que a simples presença dos morcegos não representa um risco à saúde das pessoas, o que ocorre apenas se houver um contato com o animal", explicou o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Guilherme Pupulin, em entrevista ao site da Prefeitura.

Os quatro primeiros morcegos com raiva foram localizados na região da Zona 8, o quinto caso, no mês passado, foi na Avenida Dona Sophia Rasgulaeff, entre os jardins Alvorada e Morangueira.

Orientações

A Secretaria de Saúde ressaltou que a presença de morcegos não representa um risco à saúde das pessoas, o que ocorre apenas se houver contato com o animal. No caso de contato acidental é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) imediatamente.

Caso seja encontrado algum morcego com alteração de hábito - como voar durante o dia e não estar pendurado - o animal deve ser isolado. A Vigilância Sanitária deve ser acionada para fazer o recolhimento e encaminhamento do morcego ao Lacen. O mesmo deve ocorrer com animais de estimação que tiverem contato com o morcego.

"A Vigilância Sanitária alerta ainda que, em hipótese alguma, as pessoas devem tentar retirar morcegos de residências ou qualquer outro local. O morcego é animal silvestre protegido por lei e a tentativa de remover ou eliminar a espécie precisa de autorização dos órgãos ambientais", informou o comunicado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.