Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EDUCAÇÃO

Sem uniformes e materiais escolares, alunos de Maringá retornam às aulas

Os estudantes vão começar a receber os novos produtos só a partir da próxima semana. Prefeitura alega dificuldades para organizar os materiais provenientes de vários fornecedores

Os mais de 28 mil alunos da rede pública de Maringá retornam às classes de aula na próxima quarta-feira (8) sem uniformes e material escolar. A Prefeitura de Maringá informou, nesta terça-feira (7), que os kits devem começar a chegar às creches e às escolas somente a partir da próxima semana.

A prefeitura minimizou o atraso na distribuição dos itens alegando que o kit não é uma obrigatoriedade; e que os primeiros dias de aula são para adaptação e integração dos alunos. Com isso, os itens não farão falta.

A principal justificativa para o atraso é que o kit contém muitos itens, dependendo de vários fornecedores, e houve demora na entregar alguns materiais. Todos os materiais são comprados por uma só licitação e o processo dura quase um ano. Para os kits de 2012, o processo começou em abril de 2011.

A assessoria da prefeitura afirmou ainda que não haverá prejuízos para os alunos, já que as escolas e as creches da rede municipal contam com materiais permanentes, como canetas e lápis, que serão utilizados nestes primeiros dias. Sobre o uniforme, o município informou que é possível utilizar os do ano passado ou outras roupas até a chegada das novas camisetas.

O conteúdo dos kits varia por vários fatores, por exemplo, a série e se o ensino é integral ou não. Borrachas, cadernos, estojos, pincéis, colas, réguas, dicionários, garrafas de água, mochilas e agendas são alguns dos itens presentes nos kits. Segundo a prefeitura, o número de objetos aumenta a cada ano.

Em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá (RMM), a situação é semelhante. Os estudantes da rede municipal começaram o ano letivo na última segunda-feira (6) e também não receberam uniformes e kits escolares. A justificativa, neste caso, é que a licitação para a compra de 9,5 mil kits escolares e 9,8 mil uniformes foi embargada em dezembro de 2011 por uma das empresas interessadas no certame.

Segundo a Secretaria de Administração de Sarandi, uma das empresas não aceitou enviar uma amostra do uniforme antes da licitação, conforme exigência do edital. Com isso, a licitação foi embargada e todo o processo ficou atrasado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.