Em Maringá, o setor de turismo em Maringá deve fechar o ano com crescimento de 10%, em relação ao ano passado. A estimativa é da Associação Maringaense de Agências de Viagens (Amav). "Existe um crescimento no setor há uns cinco anos. Isso está relacionado ao aquecimento da economia do país.", diz Vitor Camargo, presidente da instituição.
Cerca de 70% do fluxo maringaense é para destinos nacionais. O Nordeste é o destino preferido. "Nesse período [de férias] é inverno na Europa e Estados Unidos, então os maringaenses optam por várias capitais do Nordeste."
Outra opção bem aceita são os cruzeiros marítimos, que fazem temporadas na América do Sul entre dezembro e março. Além disso, Camargo lembra que muitos moradores da região têm casas nas praias do litoral paranaense e catarinense, por isso, também é grande o fluxo de maringaenses para esses locais.
O Estados Unidos é o mais escolhido para os cerca de 30% dos maringaenses que optam por viagens internacionais. Segundo Camargo, isto tem relação com o valor do dólar. Miami e Nova Iorque são os principais destinos.
Buenos Aires também tem uma boa procura pelos brasileiros. Punta Cana, no Caribe, é um destino que vem despontando, com aumento da procura.
A Amav tem cerca de 20 agências associadas e funciona há cerca de dez anos.



