No início da manhã desta quinta-feira (5), o Instituto Tecnológico Simepar registrou a temperatura mais baixa do ano em Maringá. Por volta das 6h, os termômetros marcaram 5,9ºC. Antes disso, o dia mais frio do ano no município era 6 de julho, quando o instituto registrou 6,5ºC.
De acordo com o meteorologista do SimeparReinaldo Kneib, a queda da temperatura é consequência de uma frente fria que passou pelo município no fim de semana. "Em geral, o frio sempre vem depois da chuva, que é a frente fria, com intensidade maior entre os meses de junho e agosto", explica.
Apesar de o dia ter sido o mais frio do ano, as temperaturas devem aumentar gradativamente até domingo (8). No entanto, Kneib não descarta a possibilidade de outros períodos de frio até mais intenso no município nas próximas semanas. Em 2009, por exemplo, as temperaturas chegaram a 2,4ºC, no dia 3 de junho.
A temperatura mínima registrada pela Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta quinta-feira (5) foi diferente. O dado divulgado pela estação foi de 7ºC, também no início da manhã.
A diferença entre as duas estações pode ser explicada pelo tipo de sensor utilizado, pela calibração desse sensor e pelo ponto do município onde o dado é coletado.



