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Economia

Supermercados de Maringá se unem para criar uma das maiores redes do país

Em um prazo de cinco anos, novo grupo pretende estar entre as dez maiores redes do Brasil. Faturamento das empresas em 2009 superou R$ 600 milhões

Se levarmos em consideração o último "ranking dos supermercados" divulgado pela Apras (referente ao ano de 2008), o grupo maringaense superaria o faturamento do então terceiro colocado do Paraná | André Renato/PMM
Se levarmos em consideração o último "ranking dos supermercados" divulgado pela Apras (referente ao ano de 2008), o grupo maringaense superaria o faturamento do então terceiro colocado do Paraná (Foto: André Renato/PMM)
Redes lideradas por Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares compartilharam estrutura física e logística |

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Redes lideradas por Jefferson Nogaroli e Carlos Tavares compartilharam estrutura física e logística

As redes de supermercados Cidade Canção e São Francisco, ambas sediadas em Maringá, anunciaram na manhã desta terça-feira (12) a fusão dos dois grupos. Com a união, a rede poderá ser a terceira do Paraná e uma das maiores da região sul do país.

A perspectiva é tomada a partir do faturamento divulgado pelas empresas, que juntas teriam arrecadado aproximadamente R$ 610 milhões no ano passado. Considerando o último ranking divulgado pela Associação Paranaense de Supermercados (Apras) - referente ao ano de 2008- o grupo maringaense superaria o então terceiro colocado, a rede Beal, de Cascavel, que naquele período teria faturado em torno de R$ 229,1 milhões.

Tanto o São Francisco quanto o Cidade Canção não foram encontrados no ranking de 2008. Segundo a assessoria de imprensa da Apras, isso pode ter ocorrido por dois fatores: ou as empresas não atingiram o faturamento mínimo para entrar no ranking (possibilidade menos provável), ou então não forneceram as informações necessárias para entrar no ranking.

Fusão

O anúncio da fusão foi feito na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O negócio, chamado de "aliança estratégica", vinha sendo discutido há cerca de dois meses. De acordo com Jefferson Nogaroli, dono do São Francisco, em um prazo de cinco anos, o novo grupo pretende entrar no rol das dez maiores redes de supermercados do país. Hoje, juntas, as redes estão pouco acima da 20ª posição.

A fusão, segundo ele, permitirá que as empresas compartilhem parte da estrutura física e de logística e que consigam redução de preço junto aos fornecedores, o que pode baratear os produtos vendidos. "Outro ponto fundamental para o fechamento do negócio foi o fato de que nenhuma das redes tem um grande supermercado, o que poderia inibir o crescimento das demais lojas."

Planejamento

Juntas, as empresas têm 28 lojas em dez cidades do Paraná e também em Dourados, no Mato Grosso do Sul, nas quais trabalham três mil funcionários (1,7 mil no São Francisco e 1,3 mil no Cidade Canção).

No acordo estabelecido entre as redes, cada uma das empresas administrará 50% do novo grupo. Além disso, em um primeiro momento, as duas marcas serão mantidas. É possível que, mais tarde, um dos grupos segmente as vendas para as classes A e B, e outro para as classes C, D e E. Nogaroli diz que definições como essas serão tomadas a partir dos resultados de uma consultoria encomendada à PricewaterhouseCoopers, que deve ser concluída em até dois meses.

Com a fusão, Jefferson Nogaroli deve ocupar a presidência do conselho de administração da nova empresa. Já o principal representante do Cidade Canção, Carlos Tavares Cardoso, deve ser o diretor executivo.

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