Um caso suspeito de Influenza A (H1N1), em Apucarana, Norte do estado, foi descartado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa). Uma mulher, recém-chegada da Espanha, que estava internada no Hospital da Providência em isolamento desde quarta-feira (10), recebeu alta na quinta (12). Apesar do descarte, a mulher continua em monitoramento. A Sesa confirmou a informação da Prefeitura de Apucarana, porém, o boletim oficial só deve ser divulgado no final da tarde desta segunda-feira (15).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente, em monitoramento, apresentou os sintomas como tosse, dores musculares e procurou uma Unidade Básica de Saúde. O secretário Ribamar Leonildo Maroneze disse que a paciente e os familiares que convivem com ela continuam sendo investigados para afastar outras doenças infecto-contagiosas.
O Ministério da Saúde informa que foram confirmados 11 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, elevando para 69 o número de pessoas contaminadas no Brasil, segundo boletim divulgado no domingo (14).
Dos casos recém-confirmados, sete estão em Santa Catarina e quatro em Minas Gerais. A infecção se deu no exterior e, segundo o Ministério da Saúde, esses pacientes estão em tratamento e passam bem.
O maior número de infectados pela gripe suína está em São Paulo, com 23 casos detectados. Os demais estados brasileiros com registros dos vírus influenza A (H1N1) são Santa Catarina (17), Rio de Janeiro (10), Minas Gerais (9), Tocantins (4), Mato Grosso (2), Distrito Federal (2), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1).
O Ministério da Saúde acompanha outras 70 suspeitas de infecção pelo vírus da gripe suína no País. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (23), Minas Gerais (14), Santa Catarina (7), Paraná (6), Pernambuco (6), Distrito Federal (4), Rio de Janeiro (2), Rondônia (2), Rio Grande do Sul (2), Rio Grande do Norte (2), Mato Grosso do Sul (1) e Paraíba (1).



