
Durante a próxima semana, equipes da Vigilância Sanitária e da Secretaria da Fazenda e Gestão farão a identificação de terrenos baldios com mato alto em Maringá.
A fiscalização ocorrerá em mais de 60 bairros durante a próxima semana. O trabalho busca identificar terrenos vazios com mato alto e que podem contribuir para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e de outros insetos e animais que comprometam a segurança pública.
Segundo a diretoria de fiscalização da Secretaria da Fazenda e Gestão, muitos terrenos em mau estado estão em nome de empresas loteadoras que não assumem a responsabilidade pela conservação.
Durante a ação da próxima semana, os imóveis serão identificados por fotografias e os seus proprietários autuados com aplicação de multa a partir de R$ 318. O valor da multa pode ser aumentado proporcionalmente em relação ao tamanho do terreno.
Se a limpeza for efetuada por conta própria dentro do prazo de 30 dias, os donos de imóveis poderão ter desconto de 50% no valor da multa. Se a limpeza não ocorrer dentro desse prazo, a roçada será feita pelas equipes da Secretaria dos Serviços Públicos (Semusp).
Neste último caso, além de pagar o valor integral da multa, o dono do imóvel ainda terá de arcar com taxa de R$ 0,58 por metro quadrado de roçada e, se houver necessidade de remoção de entulhos, haverá outro custo por hora de trabalho das máquinas.
Bairros
Nove regiões serão visitadas pelas equipes de fiscalização. Na Zona 13, o trabalho será realizado na Vila Cleópatra. Na Zona 15 vão ser vistoriados os terrenos da Vila Nova e, na Zona 21, do Núcleo Social Papa João XXIII, da Vila Vardelina, da Cidade Universitária, do Condomínio Residencial Cidade Universitária, da Vila Santa Isabel e dos jardins São Jorge, Lucianópolis, Monte Carlo, Maravilha, Seminário e Mandacaru.
Na Zona 28 os trabalhos vão envolver o Jardim Aclimação, Condomínio Quinta da Torre, Parque Lagoa Dourada, Jardim Fregadolli, Condomínio Renaiscense, Parque da Gávea, Condomínio Everest, Galeão, Jardim Leblon e Jardim Arpoador.
Na Zona 33 as vistorias ocorrerão no distrito de Iguatemi, Conjunto Residencial João Paulo I, Conjunto Residencial Dona Angelina, Conjunto Residencial Santa Terezinha, Condomínio Habitacional Iguatemi, Jardim Marajoara, Condomínio Solo Rico, Jardim Belo Horizonte e Condomínio Centenário.
Na Zona 40 serão o Condomínio Horto Florestal, Condomínio Residencial Vinhedo, Loteamento Residencial Bim, Ampliação da Zona 5, Jardim Parque do Horto, Parque Residencial Rio Branco, Condomínio Parresh, Residencial Maanaim, Jardim Gabriella, Jardim San Remo, Condomínio Karrapicho, Jardim Guaporé, Condomínio Betel e Condomínio Residencial Villa Paradiso.
Na Zona 44 a fiscalização será no Jardim Alzira, Jardim Verônica, Jardim Iguaçu, Conjunto Habitacional Inocente Vila Nova Júnior, Jardim Veredas, Jardim Veredas II e Jardim Santa Rosa. Na Zona 45 as equipes percorrerão o Jardim Nilza, Distrito Industrial II e o Parque dos Cerealistas.
Por fim, na Zona 47 a fiscalização será feita no Jardim Industrial, Parque Itaipu, Parque Itaipu II, Cidade Hannover, Parque Industrial Mário Bulhões da Fonseca e no Parque Industrial Sul.



