• Carregando...

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) condenou quatro vereadores e cinco ex-parlamentares de Maringá pela prática de nepotismo. A decisão foi tomada na tarde de terça-feira (17), em Curitiba. A câmara maringaense ainda não recebeu a sentença oficialmente, mas confirmou a condenação.

Os nove foram considerados responsáveis pela contratação de 22 parentes em 2006, época em que a ação foi movida pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. A condenação em primeira instância foi do juízo da 2ª Vara Cível de Maringá, proferida em abril de 2010.

Foram condenados os vereadores Aparecido Domingos Regini, o "Zebrão" (PP), Belino Bravin (PP), João Alves Correa, o "John" (PMDB) e Marly Martin (PPL). Também estão o diretor do Procon Dorival Dias e os ex-vereadores Altamir Antonio dos Santos, Chico Caiana, Edith Dias e Odair Fogueteiro .

De acordo com sentença, os nove condenados estão proibidos de contratar com o poder público e terão de devolver todo o dinheiro pago aos funcionários parentes, pagando uma multa equivalente a dez vezes o valor da última remuneração recebida no cargo de vereador, atualizada a partir de 29 de março de 2010. Além disso, os condenados terão os direitos políticos suspensos e aqueles que ainda ocupam cargo público serão exonerados da função. A decisão cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A reportagem tentou contato na noite de terça-feira com os vereadores e ex-vereadores condenados, mas ninguém foi localizado ou atendeu à reportagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]