• Carregando...
Para aproveitar onda verde, motoristas devem transitar a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora | Jônatas Lucizano
Para aproveitar onda verde, motoristas devem transitar a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora| Foto: Jônatas Lucizano

Próxima etapa do novo Sistema Binário começa no dia 31

  • Efetivo da Setran orientou e organizou o movimento de carros e pedestres

O primeiro dia útil da implantação do Sistema Binário em Maringá, nesta segunda-feira (18), foi considerado tranquilo para os motoristas e pedestres que trafegaram pelas vias no decorrer do dia. As mudanças foram realizadas nas avenidas Herval e Duque de Caxias, que tiveram suas vias direcionadas em sentido único. As mudanças também alteram algumas rotas to transporte coletivo.

No novo sistema, a Avenida Herval segue em sentido Colombo - Tiradentes. Já a Duque faz o sentido contrário, Tiradentes - Colombo. "Observamos certas dificuldades normais por ser algo novo, mas nada preocupante", comenta o secretário municipal dos Transportes, Walter Guerlles. Conforme ele, é uma questão de tempo para que os maringaenses se acostumem com as mudanças. "Tudo que é novo gera confusão, mas logo todos se acostumam com as mudanças", completa.

Durante a segunda, um efetivo da Setran esteve com toda a estrutura para ajudar na organização do tráfego dos carros e pedestres, que passaram pelo trajeto das avenidas que mudaram com o binário. "Todos os mecanismos para alertar sobre as mudanças e conscientizar os usuários foram utilizados pela Setran", destaca Guerlles. No percurso das vias modificadas foram colocadas faixas e banners de alerta, fitas que isolaram a passagem nos canteiros centrais, além de placas orientando os motoristas. A polícia militar também colaborou no controle do trânsito.

Para o secretario, é importante que os pedestres redobrem a atenção ao atravessar as vias alteradas. "Com a modificação, os pedestres devem olhar apenas para um lado da avenida e não para os dois como era de costume", completa.

No Binário, o trânsito ganha mais fluidez, com quatro pistas fazendo o mesmo sentido, além da sincronização dos semáforos e possibilidade de conversão à esquerda e direita. "Para o motorista aproveitar a onda verde, trafegar sem uma conduta perigosa para os pedestres, deve andar a uma velocidade média de 50 quilômetros por hora", reforça. As avenidas que fazem parte desse trajeto também terão sentido único, com a primeira etapa do Sistema Binário abrangendo as seguintes vias: Demétrio Ribeiro – Herval – Papa João XXIII – Duque de Caxias e Lauro Werneck.

Vantagens

Uma das vantagens dos binários será a possibilidade do motorista virar à esquerda. Para isso, foram colocadas mais de 50 agulhas para transposição dos veículos de uma pista para a outra permitindo a conversão. Além disso, os semáforos também foram invertidos, disponibilizando os equipamentos no mesmo sentido das vias.

De acordo com o diretor de engenharia de tráfego, Gilberto Purpur, será possível cruzar a região central da cidade de forma rápida, graças à sincronização perfeita dos semáforos. "A sequência de aberturas acontece de tal maneira que permite ao motorista atravessar a cidade de norte a sul e vice-versa em poucos minutos a uma velocidade máxima de 50 quilômetros por hora", explica.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Maringá, serão investidos cerca de R$ 5 milhões de recursos da prefeitura e do Fundo Municipal de Transportes para a implantação do sistema. Esse valor entrará como contrapartida do município no convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a revitalização da Avenida Brasil, que é a fase final dos binários.

Segunda etapa em fevereiro

A segunda e última fase de instalação do Sistema Binário começa no próximo dia 31, quando a Avenida São Paulo passa a ter sentido Avenida Tiradentes– Avenida Colombo, e a Paraná terá o sentido Colombo – Tiradentes. O Sistema Binário é a aposta da prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do Estado, com 220,2 mil veículos. As mudanças para implantação do sistema tiveram início em 21 novembro do ano passado. Desde então foram realizadas modificações nos sentidos de 23 ruas e avenidas nas regiões do Jardim Universitário e das Zonas 02 e 07. Na opinião de Guerlles, até agora os resultados foram satisfatórios. "Quando há mudanças nos costumes, sempre existem dificuldades. Mas avaliamos que as reclamações foram menores do que havíamos previsto".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]