
Marrecos colheiros (Anas platalea) foram observados pela primeira vez no Paraná na semana passada. A prefeitura de Curitiba divulgou na terça-feira (21) que o registro raro foi feito pelo ornitólogo Pedro Scherer. As aves, originárias de países como Argentina, Chile e Bolívia, foram encontradas perto do zoológico municipal, no bairro Boqueirão.
"Estava andando perto do lago quando vi um grupo de aves, logo reconheci de qual espécie se tratava", disse o cientista da prefeitura. No lago do zoo foram encontrados três casais de marrecos colhereiros. A espécie é de países sul-americanos e migra para o Brasil em determinadas estações em busca de alimento.
Dias antes, a mesma espécie também foi vista por ornitólogos da cidade que davam curso de observação de aves perto do zoo. O grupo pretende preparar um artigo relatando a ocorrência da espécie para publicação em revistas científicas.
O nome colhereiro é uma referência ao bico em forma de colher que a ave possui. Para se alimentar, os marrecos colheiros mergulham o pescoço e buscam vegetação no fundo dos lagos. No começo de julho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente lançou o livro "As Aves de Curitiba". A publicação apresenta uma lista com cerca de 400 espécies de aves encontradas na capital.





