A boa notícia para a próxima temporada de verão do litoral paranaense deve vir da mesma Matinhos que sofre com os problemas de avanço da maré. A Estação de Tratamento de Esgoto do Município está apta a funcionar e o tratamento dos resíduos deverá começar nas próximas semanas. As obras foram retomadas após paralisação de um ano e seis meses por conta de uma disputa contratual entre a Sanepar e a Pavibrás empresa que venceu a primeira licitação para tocar o projeto. Apenas a estação de tratamento de Guaratuba ficou pronta antes da interrupção dos trabalhos. Apesar de não ter sido oficialmente confirmada pela Sanepar, a Estação de Tratamento de Pontal do Paraná, com seis estações elevatórias e uma ampliação de 83 mil metros na rede coletora, também pode estar funcionando até o começo da temporada. "Esse é um ponto fundamental para o desenvolvimento de Pontal e Matinhos", diz Jaime Cousseau, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar).
O tratamento de esgoto e a ampliação da rede coletora são essenciais para a melhoria dos índices de balneabilidade do litoral, que chegou a ter 39 dos 53 pontos para banho considerados impróprios pelo IAP.
Com a expectativa de praias mais limpas, as prefeituras planejam melhorias para atrair e segurar os veranistas. Caiobá, no município de Matinhos, vai ganhar seis quiosques para alimentação e lazer dos turistas. Guaratuba também irá licitar novas concessões para a exploração dos quiosques e prepara um novo contorno entre a Avenida Paraná e o Balneário Coroados, que desafogaria o trânsito à beira-mar. "O comércio será beneficiado e o motorista terá mais comodidade ao se locomover", afirma o Diretor de Comunicação da prefeitura, Felipe Jamur.
Pontal, por sua vez, prepara a ampliação do calçamento na beira da praia e quer colocar totens turísticos para cada um dos 58 balneários do município.



