Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
solidariedade

Médica e sanitarista Zilda Arns é homenageada com selo dos Correios

Lançamento foi feito na missa das 12 horas da Catedral de Curitiba. Na sexta o selo será lançado na cidade natal da médica

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

A missa das 12 horas da Catedral de Curitiba recebeu um grande número de fiéis nesta quinta-feira (25), no Centro da capital. Foi lançado o selo dos Correios em homenagem à médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa. A médica morreu no terremoto que atingiu o Haiti em janeiro.

"Decidimos homenagear a dona Zilda com o selo, que tem uma característica de divulgação e servirá para mostrar o trabalho que ela fez, incentivando outras pessoas a continuar", afirmou Ronaldo Takahashi de Araújo, diretor comercial dos Correios no Paraná.

Com tiragem de 600 mil exemplares, o selo apresenta em primeiro plano, a imagem da médica, o desenho de um coração ao fundo, a representação de uma família e as logomarcas da Pastoral da Criança e do Mercosul. É também uma referência à conclusão da Década da Cultura de Paz 2001/2010, instituída, em 1998, pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na sexta-feira (26) haverá o lançamento do selo em Forquilhinha, Santa Catarina, cidade natal da médica. A cerimônia acontece no Centro de Educação Infantil Dra. Zilda Arns, às 19h30.

O selo foi criado pela artista Thereza Regina Barja Fidalgo. O custo é de R$ 1,45 e poderá ser adquirido nas agências dos Correios e na loja virtual.

Vida dedicada a solidariedade

Nascida em 25 de agosto de 1934, em Forquilhinha (SC), Zilda Arns Neumann morava em Curitiba desde os 10 anos de idade, quando se mudou com a família. Teve cinco filhos e dez netos.

Formada em Medicina, escolheu o caminho da saúde pública desde cedo. Trabalhou inicialmente como pediatra do Hospital de Crianças Cezar Pernetta, na capital paranaense, e posteriormente como diretora de Saúde Materno-Infantil, da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.

Em 1980, foi convidada a coordenar a campanha de vacinação Sabin para combater a primeira epidemia de poliomielite, que começou em União da Vitória, no Paraná.

Em 1983, a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criou a Pastoral da Criança com Dom Geraldo Majela Agnello, cardeal e arcebispo primaz do Brasil, que na época era arcebispo de Londrina. Em 27 anos de trabalho, a Pastoral conta com a ajuda de mais de 260 mil voluntários e atende quase 2 milhões de gestantes e crianças menores de seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.

Em 2008, mais de 1,9 milhão de gestantes e crianças menores seis anos e 1,4 milhão de famílias pobres foram acompanhados pela ONG em 4.063 municípios brasileiros. Ao todo, a Pastoral conta com mais de 260 mil voluntários que levam conhecimentos sobre saúde, nutrição, educação e cidadania para as comunidades mais pobres.

No ano de 2004, também a pedido da CNBB, fundou a Pastoral da Pessoa Idosa que atende 129 mil idosos acompanhados, todos os meses, por 14 mil voluntários.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.