Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise na saúde

Médicos de Pernambuco deixam cargos amanhã

Recife - Na assembléia de terça-feira à noite, os médicos do serviço público estadual rejeitaram a última proposta de reajuste salarial e decidiram deixar seus cargos a partir de amanhã, dia 5. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), são cerca de 400 profissionais – a maioria de emergências de hospitais públicos estaduais, além de cirurgiões eletivos – que já encaminharam seus pedidos de exoneração e não mais irão ao trabalho. Os pedidos de demissão começaram a ser encaminhados no dia 5 de agosto, com 242 profissionais, que deram prazo de 30 dias para deixar o trabalho.

Todos os cerca de 400 demissionários consideram a possibilidade de se afastar do trabalho de uma só vez, no mesmo dia. Há ainda possibilidade de negociação, mediada pelo Ministério Público estadual, para evitar o caos. A Secretaria Estadual de Saúde informou, em nota, apelou para que os profissionais voltassem ontem ao trabalho.

O hospital de campanha da Aeronáutica, instalado no Recife para desafogar as emergências dos hospitais públicos, fez ontem 443 atendimentos ontem, mais que o dobro dos 171 registrados na terça-feira. Ao meio-dia já haviam acabado as senhas no posto de triagem. Com 50 profissionais do Exército, Aeronáutica e Marinha, o hospital funciona em 12 tendas, com atendimentos de baixa complexidade nas áreas de Ortopedia, Pediatria, Ginecologia e Clínica Médica. Faz exames laboratoriais simples e distribui remédios.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.