Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Médicos do SUS doam sangue como forma de protesto em Pernambuco

Os médicos de Pernambuco, conveniados aos Sistema Único de Saúde (SUS), decidiram fazer nesta terça-feira um protesto irônico, criativo e solidário: "Médicos dão sangue pelo SUS". Eles colocaram um posto de coleta de sangue no principal parque da cidade, o Parque da Jaqueira, onde fizeram doações.

Nos hospitais conveniados com o SUS, o movimento não foi muito sentido. Por determinação do comando do movimento, foram mantidos os serviços de emergência, radioterapia, quimioterapia e hemoterapia. Nos postos de Saúde da Família, em muitas unidades não havia nenhum médico nesta manhã, como o de Santa Terezinha, no Bairro de Santo Amarro, onde os pacientes eram aconselhados a procurar os hospitais.

Em Pernambuco, há 15 mil médicos em atuação, dos quais 80% tem vínculos com o SUS. Eles reclamam da falta de estrutura dos hospitais, das relações trabalhistas precárias e do excesso de demanda.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.