• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Espalhar as técnicas para ge­rar araucárias mais produ­ti­vas, que rendam pinhões maiores e mais saborosos, é a me­ta do pesquisador Flávio Zanette, da Universidade Fe­de­ral do Paraná (UFPR). Ele lançou ontem, em Curitiba, um DVD com um curso mostrando as formas de enxerto que prometem aumentar os lucros de quem se dedicar a cultivar a árvore-símbolo do estado.

Zanette explica que não basta selecionar as plantas mais frondosas ou plantar um pinhão da espécie que rende 250 pinhas por ano. Para garantir bons resultados, é necessário plantar um galho de uma árvore produtiva. A ideia era conseguir patrocínio para a realização do DVD e, assim, poder distribuir gratuitamente o curso. Como não conseguiu a verba inicial, precisou recorrer a uma empresa parceira, que está vendendo o produto.

Em queda

O pesquisador conta que a produção vem caindo. Ele pretende convencer produtores rurais de que vale a pena investir na cultura de araucárias. E conta que em 2013 o quilo do pinhão chegou a ser vendido a R$ 32. "Nunca foi feito um pomar de araucária enxertada", comenta, acrescenta que existem indicadores convincentes da lucratividade do negócio.

Serviço:

O DVD tem 1h12 min, custa R$ 189 e pode ser comprado pelo endereço www.videopar.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]