• Carregando...

A cúpula das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20), que está sendo realizada no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de junho, abordará entre outros assuntos a economia verde e o reforço das instituições e dos indicadores, temas prioritários para a ONU.

O desenvolvimento sustentável, ou seja, aquele que respeita o meio ambiente, se sustenta em três pilares: o ambiental, o econômico e o social.

Segundo a ONU, a degradação do meio ambiente é um fator que pesa sobretudo nos países pobres. E o desenvolvimento sustentável é um princípio "que permite responder às necessidades de hoje sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades".

Na cúpula será abordada a economia verde, concretamente, "no âmbito do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza". O conceito interessa aos países desenvolvidos, mas os emergentes, aqueles em desenvolvimento e as associações não estão totalmente convencidos.

Também será abordada a transformação das instituições de desenvolvimento sustentável. Existem mais de 500 acordos de todo tipo sobre o tema e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que tem que coordená-los, não dispõe de meios financeiros suficientes e só pode emitir recomendações, sem poder impor normas ou ditar sanções.

A pedido dos países latino-americanos, a conferência também abordará a ideia de estabelecer uma série de metas para o desenvolvimento sustentável, seguindo o modelo de Objetivos do Milênio, estabelecidos no ano 2000 e que expiram em 2015.

Paralelamente à conferência serão realizados ainda 500 eventos entre 13 e 22 de junho.

Entre 16 e 19 de junho, serão realizados "diálogos sobre desenvolvimento sustentável", um exercício de democracia incentivado pelo Brasil, com o apoio da ONU.

Estes diálogos serão organizados no mesmo local da cúpula e abordarão dez temas, que serão debatidos na internet e também pela sociedade civil. Três propostas de cada tema serão apresentadas em seguida na cúpula de chefes de Estado e de governo.

No total, a Rio+20 abordará os seguintes temas prioritários, definidos pelo secretário da ONU, Ban Ki-Moon :

- os empregos que a economia verde pode criar

- o acesso universal à energia mais eficaz e mais limpa

- as cidades sustentáveis (menos poluição e menos pobreza)

- a segurança alimentar

- o acesso universal a fontes de energia mais eficazes e mais limpas

- o acesso à água potável e às instalações sanitárias

- a gestão sustentável dos oceanos

- a prevenção de catástrofes naturais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]