• Carregando...
 | Ueslei Marcelino/ Reuters
| Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

Planalto

Dilma suspende todas as negociações sobre a MP do Código Florestal

Irritada com as declarações do ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) admitindo uma possível disposição do governo em flexibilizar a medida provisória que muda o Código Florestal, a presidente Dilma Rousseff mandou suspender qualquer negociação sobre o assunto até o fim da Rio+20. O Planalto não quer saber de qualquer discussão que possa comprometer a relação de Dilma com os ambientalistas durante a conferência da ONU. O relator da MP, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), alinhado com o Planalto, marcou para 4 de julho, após a Rio+20, a entrega de seu parecer.

O chinês Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20, se pronunciou ontem contra a tentativa de países ricos de retirar ou diluir no documento final da conferência a ideia da "responsabilidade comum, mas diferenciada". Segundo esse princípio – presente nos acordos globais resultantes da Eco92 –, nações desenvolvidas deverão contribuir mais para o desenvolvimento sustentável.

Sha lembrou que a resolução da ONU convocando a Rio+20 traça o objetivo de "renovar" os princípios da Declaração do Rio e da Agenda 21, aprovadas há 20 anos. "Nosso trabalho não é mudar os princípios, acrescentar novos ou eliminar qualquer um deles. Todos os 27 princípios da Declaração do Rio são pelo menos igualmente relevantes e válidos hoje, se não mais", disse.

O documento final da Rio+20 não deverá detalhar metas, mas a questão de quem vai pagar a conta de conciliar proteção ambiental com desenvolvimento.

EUA, Europa e Japão dizem que China, Índia e Brasil, entre outros, devem assumir mais responsabilidades. O G-77, grupo que reúne mais de 130 países em desenvolvimento, insiste em manter o princípio da diferenciação.

A negociação continua na pré-conferência, de quarta a sexta, mas ela pode se prolongar até a cúpula propriamente dita, do dia 20 ao 22, e até que o acordo só saia na última hora. "As pessoas sempre mostram suas cartas no último minuto", disse.

Sha afirmou que "ficaria feliz em ver" o americano Barack Obama, a alemã Angela Merkel e o britânico David Cameron no Rio, mas minimizou as possíveis ausências. Segundo a ONU, 134 chefes de Estado e de governo já se inscreveram para falar na próxima semana, mais que na Eco92 (108) e na Rio+10, que aconteceu em Johanesburgo, em 2002 (104).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]