Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Altruísmo

Melhor do que carro zero km

Pesquisadores definem felicidade como sendo constituída por dois componentes: experiências freqüentes de emoções positivas, como alegria, interesse, orgulho, carinho, entusiasmo, tranqüilidade e alcance dos objetivos de vida. A professora da Universidade da Califórina e autora do livro A Ciência da Felicidade, Sonja Lyubomirsky, acredita que a felicidade é muito subjetiva para ser medida, mas que devemos sempre fazer auto-avaliações para tentar alcançá-la.

Apesar de não existir uma regra para a felicidade, pesquisas científicas constataram que a fonte do bem-estar são laços harmoniosos e amorosos entre as pessoas, além de sentimentos como fraternidade e altruísmo. Estudo com mais de 1.700 pessoas nos Estados Unidos concluiu que comportamentos e emoções altruístas produzem uma espécie de "helper’s high" (barato de quem ajuda). Ele alivia desordens relacionadas ao estresse, como enxaqueca, e estimula a produção de endorfinas. Na verdade, a pesquisa descobriu que se obtém um prazer mais duradouro ao ajudar os outros do que ao comprar um vestido novo ou um carro zero. (PC)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.