Um menino de 8 anos morreu no último sábado, em Curitiba, vítima de meningite. O quadro clínico apresentado pelo garoto aponta que a morte foi causada pelo tipo mais grave da doença, a meningite por meningococo. Neste ano, foram registrados 202 casos na capital, com nove mortes. O número é considerado normal e segue a média do mesmo período dos anos anteriores.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o estudante foi internado no Hospital Pequeno Príncipe, na sexta-feira passada, com sintomas de febre, dor de cabeça, vômito e sinais de estado de choque, quando a pressão está baixa e o organismo não funciona perfeitamente. Assim que a doença foi identificada, o menino foi internado na Unidade de Terapia Intensiva do hospital, onde faleceu no dia seguinte.
Mesmo sem os resultados dos exames que diagnosticam qual tipo de meningite causou a morte, a suspeita é de que a meningite foi provocada pela bactéria meningocócica, devido à rapidez na evolução do quadro. "Normalmente, a meningite por vírus evolui de forma mais leve. Neste caso, além de causar a inflamação da meninge, a bactéria se dissemina pelo corpo, como uma infecção generalizada", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Juliane Oliveira.
O caso foi notificado à Vigilância Sanitária, que providenciou a medicação com antibióticos para familiares e colegas de classe da vítima, com o objetivo de bloquear a ação da bactéria, que pode se alojar na boca ou garganta, mas sem desenvolver a doença. Na segunda-feira, pais dos alunos da Escola Municipal Professor Francisco Hübert, no bairro Alto Boqueirão, onde o garoto estudava, receberam esclarecimentos e orientações sobre como evitar a doença e os primeiros sintomas. "Não é preciso nenhuma medida especial [como interdição da escola], pois a bactéria não sobrevive no ar. Ela precisa estar na célula para se desenvolver", diz.
Qualquer tipo de meningite, viral ou bacteriana, pode causar a morte se não tratada de maneira adequada. As crianças estão mais vulneráveis à doença, devido à baixa imunidade. "O tratamento da meningite por vírus é sintomático, para os sintomas de febre e vômito", afirma o médico pediatra e infectologista do Hospital Pequeno Príncipe, Alexandre Arias.



