• Carregando...

O adolescente de 14 anos suspeito de dirigir um jet ski que atropelou e matou uma menina de três anos, na praia de Guaratuba, em Bertioga, litoral de São Paulo, no sábado (18), será ouvido pela Polícia Civil nesta quinta-feira (23). O depoimento deve acontecer no início da tarde, na delegacia sede do município, antes de uma entrevista coletiva convocada pelo delegado Maurício Barbosa Junior e marcada para as 16h.

Testemunhas dizem que o menor conduzia o jet ski no momento do acidente que matou a menina Grazielly Almeida Lames. Já o advogado Maurimar Bosco Chiossi, contratado pela família do adolescente, disse que o jovem apenas ligou o veículo, mas não o pilotava. A versão do advogado foi confirmada por uma outra testemunha em depoimento à polícia.

"Ele deu a partida inadvertidamente, sem conhecimento do funcionamento da máquina. Foi quando o jet ski se projetou para a praia, sem piloto. Foi a primeira e única vez que ele ligou o aparelho", garantiu o advogado.

A mãe da vítima, Cirleide Rodrigues Lames, contou à polícia que a menina estava à beira-mar, brincando na areia, por volta de 18 horas de sábado. A mãe ficou de costas para a filha por alguns instantes e só percebeu o que havia acontecido quando outros familiares começaram a gritar o nome da menina. Testemunhas disseram que o veículo veio em alta velocidade, ficou sem controle próximo à praia e atingiu Grazielly na cabeça.

Carona

Além do adolescente que conduzia o jet ski havia um outro garoto de carona no veículo, disseram familiares da vítima à polícia.

"Se eu tivesse visto ele vindo de longe, teria tentado fazer alguma coisa, me jogado na frente. Mas não deu tempo", contou a mãe.

Guarda-vidas que estavam na praia prestaram os primeiros socorros à criança. Um helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado e levou a menina até o Hospital Municipal de Bertioga, mas ela não resistiu.

Segundo a polícia, o jet ski foi abandonado pelo condutor e apreendido para perícia. A família de Grazielly, que mora no na cidade de Artur Nogueira, a 138 quilômetros da capital paulista, tinha ido passar o feriado de Carnaval em Bertioga. Eles estavam hospedados no mesmo condomínio do adolescente que dirigia o jet ski. A polícia foi até o local, mas não encontrou nem o jovem nem a família dele, que teriam deixado o condomínio logo após o acidente.

De acordo com a Capitania dos Portos, é necessária uma habilitação especial para dirigir jet skis. O condutor deve apresentar atestado médico, além de participar de aulas práticas. O jet ski também precisa passar por uma vistoria e ser cadastrado na Capitania dos Portos. Mas, durante o verão, em diversos pontos do litoral paulista, é possível alugar o veículo sem que a licença seja exigida.

De acordo com a ONG Férias Vivas, que promove ações de turismo seguro, são registrados cerca de dez acidentes com jet skis a cada fim de semana do verão em todo o litoral brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]