Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
educação

Mercadante admite que governo não vai cumprir todas metas do PNE

Na transmissão de cargo no MEC, ele anunciou reformulações em uma série de programas

O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (7) que não será possível, no cenário do “inevitável ajuste fiscal”, cumprir todas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Ele deu o exemplo da meta 20, que prevê o investimento de 10% do PIB na Educação em 2024.

“Mesmo com os recursos do fundo social do pré-sal e dos royalties do petróleo, que foram aprovados quando eu era ministro da Educação, não será possível atingir essa meta. Isso vai exigir muito planejamento e interlocução entre os gestores públicos e todos que militam na educação”.

A declaração, dada durante a transmissão do cargo no MEC, coincide com o que declarou o ex-ministro da pasta Renato Janine Ribeiro, em entrevista ao GLOBO publicada hoje. Janine afirmou que a crise, aliada a outros problemas, atrasará o cumprimento do PNE. Mercadante também repetiu o ex-ministro, citando-o, sobre a questão da greve de professores. Ele defendeu um debate sobre os limites dos grevistas, num momento em que o país passa por dificuldades e que os profissionais da iniciativa privada estão sendo despedidos.

O novo ministro anunciou reformulações em uma série de programas, muitos dos quais criados por ele próprio, como o Programa de Alfabetização na Idade Certa. Ele também definiu que novas diretrizes para construção de creches sejam feitas. E anunciou que constituirá uma comissão para criar novos critérios de avaliação dos cursos de pós-graduação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.