Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dia Mundial Sem Carro

Mesmo com ciclofaixa, usuários ainda procuram canaleta para pedalar

Diversos ciclistas continuaram se arriscando na via exclusiva para os ônibus expressos. Já os que utilizaram o espaço reservado, aprovaram a iniciativa

Luciano Ducci caminhou até a Prefeitura no Dia Mundial Sem Carro | Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Luciano Ducci caminhou até a Prefeitura no Dia Mundial Sem Carro (Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Ciclistas aproveitam o trânsito livre no espaço onde será feita a ciclofaixa |

1 de 2

Ciclistas aproveitam o trânsito livre no espaço onde será feita a ciclofaixa

Mesmo com a faixa exclusiva para as bicicletas, muitos ciclistas continuam se arriscando na canaleta de ônibus |

2 de 2

Mesmo com a faixa exclusiva para as bicicletas, muitos ciclistas continuam se arriscando na canaleta de ônibus

A faixa exclusiva para os ciclistas, disponibilizada em Curitiba no Dia Mundial Sem Carro, não apresentou um movimento muito grande nesta quarta-feira (22). Muitos usuários acabaram utilizando a canaleta dos ônibus expressos.

A ciclofaixa foi montada na Avenida Marechal Floriano Peixoto às 6h e deve continuar ativa até as 17h30. O trecho reservado para os usuários da bicicleta vai do Terminal do Hauer até a Linha Verde. A Diretoria de Trânsito (Diretran) da capital sinalizou com cones o local onde, normalmente, os carros ficam estacionados.

Diversos ciclistas continuaram se arriscando e acabavam pedalando na canaleta do ônibus expresso. Agentes da Diretran alertaram os usuários que, na maioria das vezes, não percebiam a ciclofaixa montada logo ao lado da canaleta.

Já quem utilizou a ciclofaixa aprovou a ideia, principalmente em razão da maior tranquilidade e segurança para os ciclistas.

A simulação desta quarta-feira serve como experiência para a ciclofaixa que deve ser instalada em Curitiba. De acordo com a Prefeitura, a primeira fase da licitação da ciclofaixa está prevista para ser encerrada até o fim do próximo mês de outubro. O espaço para os ciclistas poderá ligar as ciclovias das ruas Aloizio Finseto, João Negrão, da Avenida Mariano Torres, do Passeio Público, do Centro Cívico e do Parque São Lourenço.

Prefeito vai para o trabalho a pé

Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Luciano Ducci caminhou da casa dele, no bairro Batel, até a sede da Prefeitura, no bairro Centro Cívico. O trecho foi percorrido em cerca de três horas e meia, já que ocorreram diversas paradas.

Ducci aproveitou a caminhada para vistoriar algumas obras na região central como na Rua 24 Horas. Também foram visitados alguns pontos em que serão realizadas obras de revitalização como a Praça da Espanha, Alameda Carlos de Carvalho e a Avenida Cândido de Abreu.

Além de assessores e seguranças, Ducci esteve acompanhado pelo secretário municipal de Obras, Mario Yoschio, pelo presidente da Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), Marcos Isfer, e pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Ubiratan Teixeira.

História

O Dia Mundial Sem Carro nasceu na França, no dia 22 de setembro de 1997. Atualmente, mais de 2 mil cidades do mundo preparam ini­­ciativas neste dia. No Brasil, o Dia Sem Carro foi adotado em 2001, por 11 cidades, entre elas, Curitiba. Tradicionalmente, no Dia Mundial Sem Carro, políticos dei­­xam o automóvel em casa para fazer o trajeto até o trabalho de bi­­cicleta, ônibus, metrô ou caminhando.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.