Metade da população de Maringá, na região Noroeste do Paraná, pode ficar sem abastecimento de água neste final de semana. A previsão foi dada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no final da tarde de sexta-feira (11). Segundo a empresa, as chuvas intensas que caíram nos últimos dias na região da bacia do Rio Pirapó, manancial que abastece o município, aumentaram o excesso de barro na água e a quantidade de galhos e folhas no curso do rio. Isso tem causado dificuldade na captação e bombeamento da água, ainda conforme a companhia.
A Sanepar informa também que já reduziu em 50% a distribuição de água tratada, principalmente na parte alta da cidade, o que pode comprometer quase 200 mil consumidores entre o início da manhã deste sábado (12) e o final da noite de domingo (13), quando o serviço deverá ser restabelecido.
O gerente regional da companhia, Valteir Galdino da Nóbrega, recomenda que a população use a água de forma racional, priorizando alimentação e higiene. “Como a temperatura está mais amena, chovendo, o uso da água é menor. Talvez a gente nem tenha o desabastecimento em tantos pontos assim, mas se esquentar, vai afetar, com certeza. Por isso é importante usar sem desperdício.”
Ele acrescenta ainda que os moradores que dispõem de reservatório domiciliar não devem sentir a falta de água, desde que também evitem desperdícios.
Para dúvidas ou reclamações, os consumidores devem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800-200-0115. O serviço funciona 24 horas.



