
A lei que criou o Parque Estadual de Vila Velha completou 60 anos neste sábado, mas a formação rochosa existe há cerca de 400 milhões de anos, quando se formou o arenitos Furnas, e 100 milhões de anos depois, quando teve origem o arenitos Vila Velha.
Confira algumas fotos da Vila Velha
Em 1966, o conjunto foi tombado como patrimônio do Paraná. Neste período, o parque possuía um conceito de gestão mais voltado ao turismo. Até ser fechado, em 2002. Dois anos depois, com a implantação de um plano de manejo, as visitas passaram a ser monitoradas, foram retiradas as estruturas que danificavam o meio ambiente, como as lanchonetes e a piscina, e o parque adotou um conceito de turismo sustentável. Ainda hoje, é feita a descontaminação ambiental, com a retirada de espécies de árvores e plantas exóticas.
Visitação
Por ano, cerca de 60 mil visitantes visitam Vila Velha para fazer a trilha dos arenitos e se encantar com as formas de animais e objetos que são verificadas nas rochas. Admiram as Furnas e a Lagoa Dourada, com uma superfície tão límpida que permite a visualização dos peixes. Pelo menos 47% dos visitantes são estudantes, tanto do ensino básico quanto de faculdades.
Entre os dias 16 e 20 deste mês, haverá atividades especiais em comemoração aos 60 anos, como exposição fotográfica e apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná.
Localizado a 20 quilômetros de Ponta Grossa e a 80 quilômetros de Curitiba, o parque é um dos principais pontos turísticos do estado e uma das opções de visita para a Copa de 2014.
Atrelando preservação à visitação turística, a direção da unidade vai lançar novos produtos, como a Caminhada da Fortaleza, que soma 16 quilômetros entre os Arenitos e Furnas, e o Dia sem Carro, quando as pessoas podem fazer caminhadas e andar de bicicleta na área de visitação.
Desafios
Paralelamente à comemoração, o parque enfrenta desafios para a próxima década, como a retirada de animais e de plantas invasoras, que competem com as nativas, como os javalis e o pinus, e a preservação da vida animal em uma unidade cortada por uma rodovia federal.
















