Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Ministério da Saúde nega atraso na entrega das vacinas contra gripe no PR

Nesta quinta (17), governo estadual divulgou que as doses deveriam ter chegado ao estado no fim de março, e que a demora da entrega poderia prejudicar alguns municípios no 1.º dia da campanha. Ministério garante que entregou medicamento no prazo

Na contramão do anunciado nesta quinta-feira (17) pelo Governo do Paraná, o Ministério da Saúde afirmou que a distribuição das vacinas da gripe no estado foi realizada dentro do prazo. Nesta manhã, a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo estadual, divulgou que as vacinas deveriam ter chegado ao PR no fim de março, e que a demora da entrega poderia prejudicar alguns municípios no primeiro dia da campanha nacional – que começa na próxima terça-feira (22).

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde ressaltou que o Paraná já possui 94% do estoque total previsto para as três semanas da campanha. O órgão não soube, no entanto, informar a quantidade de doses correspondentes a este índice.

Ainda segundo o órgão federal, a distribuição da vacina para todo o Brasil foi iniciada no dia 8 de abril, e que ao governo paranaense os produtos começaram a ser remetidos três dias depois (11) - o que estaria dentro do prazo previsto pelo governo federal.

A assessoria disse ainda que é normal o envio inicial não corresponder já a 100% das vacinas, porque as doses são preparadas para consumo imediato e, portanto, não podem ficar estocas por muito tempo.

Apesar de ter falado em atraso no início da campanha, o governo do estado garante que no sábado, dia 26 de abril, considerado o dia "D", todos os postos de vacinação terão o medicamento disponível.

Até a tarde desta quarta-feira (16), conforme informações da AEN, 88 municípios, pertencentes a cinco regionais do Paraná, tinham recebido as vacinas. Entre eles estão cidades da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a capital, Foz do Iguaçu, Umuarama, Cianorte e Toledo. Os outros municípios do estado foram avisados do atraso na entrega e orientados a buscar as doses nas regionais para tornar mais rápida a distribuição das vacinas.

Vacinação

O período para tomar a vacina vai de 22 de abril a 9 de maio. Têm direito ao benefício crianças entre seis meses e 5 anos incompletos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que acabaram de ter bebês (até 45 dias do parto), indígenas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da área da saúde e presidiários. No dia 26 de abril, as unidades com o serviço de vacinação disponível ficarão o dia todo com as portas abertas para atender a população. Nos demais dias, o expediente será normal.

O governo quer vacinar 2,9 milhões de paranaenses durante a campanha, com a disponibilização das doses em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde do Paraná.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.