Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
inovação

Ministério da Saúde oferece R$ 10 mi para pesquisas em saúde infantil

Universidades e institutos de pesquisa de todo o Brasil têm até 13 de janeiro de 2015 para inscrever trabalhos voltados para a saúde da criança. O edital lançado nessa semana pelo Ministério da Saúde destina R$ 10 milhões para financiar pesquisas em áreas como desenvolvimento motor e cognitivo infantil. As informações são da Agência Brasil.

"A gente já tinha lançado, há cerca de um ano, um edital para a questão da prematuridade. Agora, a gente está avançando para além da prematuridade, em um esforço de pesquisa e inovação para os primeiros mil dias da criança - fase decisiva para que elas tenham desenvolvimento saudável. Além de tratar a criança, de fazer com que ela viva, a gente quer que ela tenha plena capacidade cognitiva, que ela esteja com a alimentação adequada", explicou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

Os projetos de pesquisa deverão ter abordagem inovadora e determinar quais combinações de intervenções são mais eficazes para prevenir e tratar as consequências do nascimento, crescimento e desenvolvimento não saudáveis, e saber quando as intervenções são aplicadas com mais eficácia, além de integrá-las, de maneira prática, em um ciclo de cuidado contínuo. Amamentação, alimentação da mãe, forma de atendimento à mãe e ao bebê, tecnologias para diagnóstico de doenças, tudo isso pode ser alvo de pesquisa financiada pelo edital. As inscrições podem ser feita no portal do CNPq.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.