• Carregando...

Com vestibular programado para o segundo semestre de 2009, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) projeta oferecer já de início 20 cursos de graduação e de pós-graduação. Ainda sem câmpus definitivo, a universidade será instalada provisoriamente no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e deve receber nesta primeira etapa 700 alunos – 350 brasileiros e 350 de países vizinhos. A mesma divisão será reservada ao quadro de docentes, formado por 500 professores no total. Em cinco anos, estima-se que o número de estudantes beneficiados pela terceira universidade federal do Paraná chegue a 10 mil.

Sem dar detalhes sobre a lista de cursos mais cotados para a universidade, o presidente da comissão de implantação da Unila, professor Hélgio Trindade, reforçou que o projeto político-pedagógico está sendo trabalhado com base na idéia de integração por meio de ações diretas e indiretas no campo da educação.

"Hoje nós temos um elenco de cursos que cobre desde as Humanidades e Ciências Sociais, passando pelas ciências duras e engenharias, sem esquecer Letras, Artes e Comunicação", citou, ao observar que a estrutura da universidade terá como base o método interdisciplinar de ensino.

Defensor da educação como requisito básico para a efetiva integração latino-americana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, sugeriu ontem em Foz do Iguaçu durante a 35ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul que a Unila não pode ser vista ou tratada como um projeto de governo ou de Estado, mas sim da comunidade, a qual terá toda a autonomia para geri-la e mantê-la como achar necessário. "Esta será a contribuição brasileira para o espaço comum da educação superior do Mercosul", frisou Trindade durante a apresentação.

Sobre a criação de uma consciência latino-americana, o professor ressaltou a importância da colaboração para a formação básica de docentes do ensino fundamental. Um dos centros de maior destaque da universidade, assegurou o presidente, será o destinado à geração de materiais para os professores trabalharem o tema da integração nas escolas. "Neste sentido, a Unila estará cumprindo a sua missão, não apenas de cuidar do ensino superior, mas da relação entre a educação superior e os outros níveis de ensino."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]