• Carregando...

A missa do Dia do Trabalhador no Morro do Samambaia, ao lado do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, será realizada em dois horários nesta sexta-feira, dia 1.º de maio, data em que é comemorado o Dia do Trabalho. Os fiéis poderão ir a celebração no morro às 10h e às 15h. Há cinco anos o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a prefeitura de Quatro Barras e a paróquia São Sebastião trabalham em conjunto para a realização da missa. Veja a programação do feriado em Curitiba

Quem subir o morro, no trajeto que leva cerca de duas horas, terá o acompanhamento de técnicos do departamento de unidades de conservação do IAP. De acordo com a responsável pelo Parque Estadual Serra da Baitaca, Cacilde Francisco da Silva, a participação do IAP é para colaborar para que tudo corra bem e com o menor impacto possível ao meio ambiente.

"A vegetação que cresce no morro leva aproximadamente 8 meses para se regenerar, por isso, controlamos o fluxo de visitantes, e evitamos a perda da cobertura vegetal", explicou Cacilde ao site de notícias do governo estadual. O Morro do Samambaia tem aproximadamente 1,5 mil metros e fica ao lado do Anhangava. A missa será feita no cume.

Cerca de 250 pessoas devem participar da procissão, saindo da trilha Asa Delta, no Parque Estadual Serra da Baitaca. "Durante alguns anos, a missa era realizada no Morro do Anhangava, mas devido a perdas na vegetação, a celebração foi transferida para o Morro do Samambaia. Ainda assim, passamos a limitar o número de participantes e acompanhar a romaria, agindo preventivamente", disse Cacilde.

Missas

A peregrinação de romeiros é limitada a 250 pessoas às 10 horas. Todas as pessoas foram cadastradas antecipadamente. Outra celebração, às 15h, irá atender os demais visitantes de forma controlada em pequenos grupos.

O Morro do Samambaia e do Anhangava fazem parte do Parque Estadual Serra da Baitaca e seu cume é considerado Área de Preservação Permanente. O Samambaia fica ao lado do Morro Anhangava, onde a celebração era promovida há mais de 60 anos.

O IAP também avisa entidades e instituições que costumam frequentar o local nesta data para que programem a visitação nos dias que antecedem a missa. Pois no dia 1.º de maio a visitação será restrita apenas para ritos religiosos.

Serviço – Missa do Dia do Trabalhador

Data: 1/5/09 – sexta-feiraHora: às 10h e às 15hLocal: Morro do Samambaia dentro Parque Estadual Serra da Baitaca – distrito de Borda do Campo - Quatro Barras

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]