Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

morro do samambaia

Missa do Trabalhador será celebrada em dois horários em Quatro Barras

Técnicos do IAP vão acompanhar a romaria dos fiéis ao morro, que fica ao lado do Anhangava

  • Adriano Kotsan
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

A missa do Dia do Trabalhador no Morro do Samambaia, ao lado do Morro do Anhangava, em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba, será realizada em dois horários nesta sexta-feira, dia 1.º de maio, data em que é comemorado o Dia do Trabalho. Os fiéis poderão ir a celebração no morro às 10h e às 15h. Há cinco anos o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a prefeitura de Quatro Barras e a paróquia São Sebastião trabalham em conjunto para a realização da missa. Veja a programação do feriado em Curitiba

Quem subir o morro, no trajeto que leva cerca de duas horas, terá o acompanhamento de técnicos do departamento de unidades de conservação do IAP. De acordo com a responsável pelo Parque Estadual Serra da Baitaca, Cacilde Francisco da Silva, a participação do IAP é para colaborar para que tudo corra bem e com o menor impacto possível ao meio ambiente.

“A vegetação que cresce no morro leva aproximadamente 8 meses para se regenerar, por isso, controlamos o fluxo de visitantes, e evitamos a perda da cobertura vegetal”, explicou Cacilde ao site de notícias do governo estadual. O Morro do Samambaia tem aproximadamente 1,5 mil metros e fica ao lado do Anhangava. A missa será feita no cume.

Cerca de 250 pessoas devem participar da procissão, saindo da trilha Asa Delta, no Parque Estadual Serra da Baitaca. “Durante alguns anos, a missa era realizada no Morro do Anhangava, mas devido a perdas na vegetação, a celebração foi transferida para o Morro do Samambaia. Ainda assim, passamos a limitar o número de participantes e acompanhar a romaria, agindo preventivamente”, disse Cacilde.

Missas

A peregrinação de romeiros é limitada a 250 pessoas às 10 horas. Todas as pessoas foram cadastradas antecipadamente. Outra celebração, às 15h, irá atender os demais visitantes de forma controlada em pequenos grupos.

O Morro do Samambaia e do Anhangava fazem parte do Parque Estadual Serra da Baitaca e seu cume é considerado Área de Preservação Permanente. O Samambaia fica ao lado do Morro Anhangava, onde a celebração era promovida há mais de 60 anos.

O IAP também avisa entidades e instituições que costumam frequentar o local nesta data para que programem a visitação nos dias que antecedem a missa. Pois no dia 1.º de maio a visitação será restrita apenas para ritos religiosos.

Serviço – Missa do Dia do Trabalhador

Data: 1/5/09 – sexta-feiraHora: às 10h e às 15hLocal: Morro do Samambaia dentro Parque Estadual Serra da Baitaca – distrito de Borda do Campo - Quatro Barras

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Vida e Cidadania

PUBLICIDADE