A Quarta-Feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de preparação para a Páscoa, na qual é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo. Nos próximos 40 dias os cristãos são incentivados a fazer penitência, oração e reflexão sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Em Curitiba, o arcebispo metropolitano Dom Moacyr José Vitti irá presidir duas celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a catedral da capital, às 12 e 18 horas de hoje. O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, está preparado para receber aproximadamente 40 mil fiéis. Por ser na data das tradicionais novenas, as cinzas serão distribuídas no Santuário durante todo o dia, nos intervalos das novenas, que ocorrem de hora em hora, das 6 às 22 horas.
"As cinzas são sinal de penitência e conversão para os católicos. Elas são distribuídas no primeiro dia da Quaresma, um tempo de reflexão, onde o cristão é convidado à penitência, à oração e à caridade, três práticas que levam à conversão, ou seja, à mudança para uma vida melhor, mais próxima da que Deus sonhou para cada um de nós", explica o padre Gelson Mickuszka, missionário redentorista.
A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no centro, tem três horários de celebrações às 7, 12 e 19 horas , que contarão com a distribuição de cinzas. No Santuário Nossa Senhora do Carmo, no Boqueirão, haverá bênção e imposição das cinzas nos 13 horários de novena, das 7h às 21h.



