• Carregando...
Mocidade Azul venceu a disputa dos grupos principais pelo segundo ano consecutivo. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Mocidade Azul venceu a disputa dos grupos principais pelo segundo ano consecutivo.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo
  • Mestre-sala e porta-bandeira da escola Internautas, vencedora do grupo B.

A Mocidade Azul foi eleita a grande campeã do carnaval de Curitiba pelo segundo ano consecutivo. Com o tema "A Pressa de Nosso Tempo", que tratava sobre a busca da felicidade e o ritmo acelerado do século 21, a bicampeã somou de 189,20 pontos, contra 187,00 da, mais uma vez vice, Acadêmicos da Realeza. Nas alas, foram retratados relógios em contagem regressiva e meios de comunicação. Foram 474 participantes e uma bateria com 79 membros.

"A sensação é a melhor, de trabalho realizado. Nos dedicamos o máximo e esse é o resultado", diz o presidente Altamir Lemos. É o vigésimo terceiro troféu da escola, em mais de 40 anos de desfiles. Para 2016, a pressão é maior, "mas é a pressão que nos faz seguir em frente e buscar fazer cada vez melhor", reflete.Em 2014, a Mocidade havia vencido com um samba enredo de monstros, fantasmas e bruxas.

A terceira, a quarta e a quinta posições, respectivamente, ficaram Leões da Mocidade, com 183,5, Embaixadores da Alegria, com 181,3, e Imperatriz da Liberdade, com 170,5.

Grupo B

A Internautas foi a primeira a comemorar os resultados do carnaval 2015. Com 179,70 pontos, a escola de Pinhais venceu a disputa de acesso e foi eleita campeã do grupo B e, portanto, deve desfilar na categoria principal em 2016. O tema escolhido pela escola para o desfile deste ano foi "Memorial da Saga Afrobrasileira".

A Acadêmicos da realeza, vice campeã do ano passado, e campeã nos dois anos anteriores, está otimista, apesar do incidente ocorrido durante o desfile, quando a lateral de uma alegoria caiu, atingindo a arquibancada. "Foram cem dias de preparação, estamos contentes com o show de ontem, é a qualidade do nosso samba", diz Ketlin Menegusso, da diretoria.

Com lágrimas nos olhos, o diretor Antonio Marcos Rocha comemora o resultado junto aos integrantes e considera a vitória ainda maior, considerando as dificuldades da escola. As fantasias foram produzidas na casa do presidente e o espaço de ensaio foi cedido por uma escola local. Para o próximo ano garante: "vamos dar show e entregar o que se espera da categoria principal".

Desfile

Campeã do ano passado, neste ano a tradicional Mocidade Azul levou à avenida um enredo que fala busca da felicidade por meio da desaceleração da rotina. "É sobre a vida corrida que a gente leva. A sensação que não vai dar tempo de fazer o que a gente quer, escravos do relógio, dos aparelhos digitais", explica o carnavalesco Ricardo Garanhani.

Vice-campeã em 2014, a Acadêmicos da Realeza empolgou o público com o samba-enredo sobre Fernando Guimarães, conhecido como "Fernando de Ogum", falecido em 2012. Em homenagem a Acyr Guimarães, pai de Fernando e um dos jornalistas mais importantes da história do Paraná, que trabalhou na Gazeta do Povo, a letra do samba trazia uma referência ao jornal em seu refrão: "Na Gazeta a manchete é o povo". Já Fernando também ganhou notoriedade pelo seu trabalho no terreiro do Pai Maneco.

Recursos

Ainda é unânime entre as escolas a reclamação quanto aos recursos limitados. Acadêmicos da Realeza e Leões da Mocidade buscaram complementar a verba da Fundação Cultural por meio de rifas, feijoada e outras alternativas de arrecadação. "No ano passado saímos perdendo com a falta de recursos, por isso neste ano nos organizamos para arrecadar desde cedo e fazer bonito na avenida", diz o Thiago Inácio, mestre sala da Realeza. Apesar disso, os membros da escola elogiaram a estrutura da avenida, policiamento e organização.

A Internautas afirma ter recebido a verba na segunda-feira antes do desfile. "Esperamos conquistar o acesso para sermos lembrados pela organização", diz o presidente, que cedeu um barracão nos fundos de sua casa para a preparação da escola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]