• Carregando...
Antiga sinagoga vai receber 1ª Companhia do 12.º Batalhão da PM | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Antiga sinagoga vai receber 1ª Companhia do 12.º Batalhão da PM| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O módulo da companhia da Polícia Militar (PM) que atende a região central de Curitiba vai começar a funcionar em novo endereço até o fim deste ano. A sede da 1.ª Companhia do 12.º Batalhão da PM, hoje localizada no Passeio Público, será transferida para o antigo prédio de uma antiga sinagoga, entre as ruas Cruz Machado e Saldanha Marinho, ao lado da Praça Santos Dumont. O espaço cedido para a utilização da PM é maior – tem cerca de 900 metros quadrados –, mas a corporação não informou se a mudança virá acompanhada do aumento do efetivo que atende a região.

Na solenidade em que houve o anúncio da mudança, na quarta-feira (29), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), disse que a medida atende a uma reivindicação antiga da comunidade e dos comerciantes. Eles pedem a concentração de policiais em uma área mais estratégica do Centro.

Segundo o governo do estado, a nova unidade vai receber também as equipes da Ronda Tático Motorizada (Rotam) e da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) - batalhões especializados em atender situações de tumulto e confronto, como protestos, por exemplo. O novo endereço da 1.ª Companhia também será reformado antes da mudança.

Os custos das obras - aproximadamente R$ 1 milhão – serão desembolsados pelos proprietários do prédio. O espaço será adequado para receber a Polícia Militar. Caberá à corporação transferir os equipamentos, recursos bélicos, viaturas e pessoal.

De acordo com a Polícia Militar, a estrutura do Passeio Público – que foi cedida pela prefeitura de Curitiba – continuará sendo usada pela polícia com apoio. A corporação, porém, não informou se ainda haverá algum tipo de atendimento à população no parque.

Contrapartida da prefeitura

A prefeitura de Curitiba, em contrapartida com o investimento, se comprometeu a reformar a Praça Santos Dumont, que fica ao lado de onde será o novo módulo. “Se fala em contrapartida no sentido de melhorar o ambiente, que ganhará mais segurança com a presença do Centro de Operações. E isso condiz com o planejamento de recuperar o Centro da cidade e devolver a praça aos moradores e frequentadores da região”, explicou, em nota, a prefeitura.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela manutenção dos parques e praças da cidade, afirma que a revitalização da Praça Santos Dumont já está em estudo pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). “A praça deve ser recuperada, limpa e ganhar nova iluminação. Também serão feitas adequações para o acesso de viaturas pela Cruz Machado”, esclareceu a pasta. Segundo a secretaria, ainda não há previsão do custo da revitalização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]