Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balneabilidade

Monitoramento indica três pontos impróprios para banho na orla paranaense

Águas da Ponta da Pita, Rio Nhundiaquara e Rio Marumbi foram consideradas impróprias para banho

Ponta da Pita, em Antonina | Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Ponta da Pita, em Antonina (Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nessa quinta-feira (22) o oitavo boletim de balneabilidade que avalia a qualidade da água na orla do Paraná. Os resultados mostram que a condição da água se mantém própria para banho na maioria dos 47 pontos analisados pelo IAP. Apresentaram condição imprópria para o banho a Ponta da Pita, em Antoninha, o Rio Nhundiaquara (Largo Lamenha Lins) e o Rio Marumbi (próximo à Ponte Estrada Anhaia), em Morretes.BALNEABILIDADE: confira a lista completa da qualidade da água nos balneários do Litoral do Paraná.

Qualidade

O monitoramento da qualidade da água no Paraná avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino. A recomendação é que os veranistas acompanhem as condições das águas através dos boletins ou das bandeiras instaladas ao longo da orla. A bandeira vermelha indica que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada por banhistas.

Outra recomendação do IAP é que quem aluga imóveis para passar a temporada verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está corretamente limpa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.