Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Adilson Alves

Morada/moradia, estada/estadia

 |

O assunto de hoje, proposto por um advogado, é o uso dos pares de palavras que compõem o título desta coluna: morada/moradia e estada/estadia. Farei uma abordagem orientada por dois tipos de instrumentos normativos: nossos principais dicionários e manuais e dicionários de questões de língua, a exemplo do Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, de Paschoal Cegalla.

Segundo o Aulete, as palavras "morada" e "moradia" podem ser usadas com a mesma acepção: casa, apartamento etc. em que se mora: "As enchentes deixaram milhares de pessoas sem moradia" (ou "sem morada"). Da mesma forma, empregamos "estada" e "estadia" com o mesmo sentido (permanência, estada temporária em algum lugar): "Durante a estadia em Natal, comemos muito peixe" ("durante a estada").

Nada simpáticos às mudanças da nossa língua, não poucos alfarrábios ainda mantêm a distinção entre as palavras. O uso de "estadia" deve se restringir à permanência de carros em estacionamentos, navios em portos e aviões em aeroportos ("Por causa da greve, foi longa a estadia do navio em Santos"). "Estada" é o ato de estar, a permanência de pessoa(s) em determinado lugar: "Durante sua estada nos Estados Unidos, o presidente teve uma agenda lotada."

A distinção entre "morada" e "moradia" é um pouco mais complicada. Muitos manuais sustentam o seguinte: "morada" é o espaço físico, sinônimo de casa, apartamento: "Minha morada é bastante confortável". Já "moradia" é o ato de morar, de habitar. Donde: "Minha moradia em Florianópolis foi inesquecível", isto é, o ato de eu ter morado em Florianópolis.

Talvez por serem mais atrativas sonoramente aos ouvidos dos falantes brasileiros, "moradia" e "estadia" são as duas palavras mais usadas dos pares mencionados, são mais produtivas. Mas as distinções dos manuais ainda são observadas em situações extremamente monitoradas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.