Uma equipe de profissionais da saúde irá avaliar a condição clínica dos moradores expostos à contaminação por chumbo em Adrianópolis, no Vale do Ribeira, no sudeste do Paraná.
De acordo com Roberto Mottin, secretário de saúde do município, desde 2006 tenta-se pôr a ação em prática. "Os atendimentos devem ser iniciados após a audiência pública no dia 17 de outubro, onde informaremos à população local sobre o que será feito", informa o secretário.
Cerca de 700 moradores das localidades de Vila Mota e Capelinha devem passar pela avaliação. As localidades ficam nas imediações de uma mineradora que foi desativada na década de 90, mas que ficou ativa por mais de 50 anos trabalhando no refino e beneficiamento de chumbo.
As avaliações devem começar com os moradores mais próximos da mina, se estendendo para todas as pessoas residentes no local.
Treinamento
Na quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde concluiu a capacitação de 40 profissionais de saúde encarregados de avaliar a condição clinica dos moradores. Dentre os profissionais estão médicos, enfermeiros, agentes de saúde, dentistas e técnicos.



