• Carregando...
Suçuarana foi recolhida pela Polícia Ambiental com apoio do Corpo de Bombeiros e médico veterinário | Robson Klimionte/
Suçuarana foi recolhida pela Polícia Ambiental com apoio do Corpo de Bombeiros e médico veterinário| Foto: Robson Klimionte/

Os moradores de um condomínio de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, custaram a sair de casa na manhã desta quarta-feira (9). Tudo porque uma onça parda estava escondida na garagem de uma das residências. O animal, uma fêmea de 24,2 quilos, foi resgatado pela Polícia Ambiental, com apoio do Corpo de Bombeiros.

Após ser examinada em uma clínica veterinária e o efeito do anestésico terminar, a onça será libertada no Parque Estadual de Vila Velha. A previsão é de que ela seja solta por volta das 20h.

A casa onde a suçuarana, como o felino também é conhecido, foi encontrada fica na Rua Afonso Celso, no bairro Uvaranas. O médico veterinário Robson Klimionte participou do resgate. Segundo ele, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados por um morador do condomínio logo no início da manhã de hoje. A onça estava deitada ao lado do carro do morador.

“Cercamos o local com uma rede e consegui laçá-la por cima do veículo. Assim que a imobilizamos, consegui fazer a medicação injetável”, explicou Klimionte.

Segundo o veterinário, é cada vez mais comum o aparecimento de animais silvestres na área urbana de Ponta Grossa. “A redução da vegetação provoca diminuição da oferta de alimentos para esse tipo de animal. Assim, eles vem cada vez mais à cidade a procura de alimentos”, explicou.

O início do resgate, segundo Klimionte, foi feito sem a presença de curiosos. “A maioria preferiu assistir pela fresta da janela porque um animal desse causa medo”. Depois da aplicação da sedação, porém, alguns populares tentaram chegaram perto e até fotografaram o animal.

Klimonte participa do resgate de animais silvestres há mais de dez anos. Mês passado, outra onça parda foi resgatada na praça do pedágio de Castro após ser atropelada. O último resgate que o veterinário participou em um imóvel foi em 2014, quando uma suçuarana de 36 Kg foi retirada de baixo do assoalho de uma casa.

O retorno do bicho ao lar está previsto para ocorrer às 20 horas de hoje.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]