Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem pedágio

Moradores desbloqueiam estrada secundária em São José dos Pinhais

Cerca de 50 moradores de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, destruíram no começo da tarde deste sábado (2) um portão que bloqueava o trânsito em uma estrada secundária que dá acesso à BR-277 sem passar pelo pedágio. A Guarda Municipal foi chamada para conter o tumulto, mas quando chegou só restavam restos de madeira e concreto.

Segundo alguns moradores que participaram da manifestação, um acordo entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, o Ministério Público e a concessionária Ecovia que previa isenção da tarifa na praça de pedágio não estaria sendo cumprindo.

A estrada municipal dá acesso à residência de pelo menos 400 famílias. Representantes da comunidade fizeram há cerca de dois anos o acordo de isenção, em compensação a estrada municipal seria bloqueada.

A Ecovia informou, por meio de sua assessoria, que mais de cem famílias são beneficiadas pelo acordo e que não irá posicionar sobre a destruição do portão, que seria assunto da prefeitura.

Destruição

O portão alvo de protestos foi construído pela prefeitura. Ele era fechado por correntes e cadeado. A chave ficava com o proprietário de uma fazenda vizinha. Muitos moradores alegam que tinham que fazer um caminho bem maior para desviar do portão fechado, além de pagar pedágio para entrar e sair da região.

No momento da destruição, três guardas municipais estavam no local. Um deles chegou a disparar tiros para o alto para tentar conter os moradores. A ação só foi contida com a chegada de mais guardas, mas o portão já estava no chão.

De acordo com o coordenador da guarda, Arildo Sebastião de Andrade, os guardas devem permanecer no local para evitar o trânsito até que um novo portão seja construído.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.