Moradores do bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, reclamam que nos últimos 30 dias têm sofrido com a falta d´água nas torneiras. Algumas residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem abastecimento principalmente durante o dia, o que causou transtornos aos habitantes do local.
Álvaro Cavalera Junior, morador do bairro Afonso Pena, conta que há mais de um mês a vizinhança vive sem água durante o dia. Segundo o relato, o fornecimento é interrompido por volta de 9 horas e só volta na madrugada. Ele diz que procurada, a Sanepar fornecia versões diferentes para a falta de água.
"Desde sábado (23), o abastecimento voltou ao normal e não tem mais falta d´água aqui no bairro. Mas a gente não sabe até quando vai ter água, porque ficamos praticamente 30 dias com esse problema em algumas horas do dia, tinha que estocar no balde, era uma situação insustentável", diz Junior.
Quem também relatou falta de água em alguns dias especialmente aos sábados foi Daniel Alves Pereira, dono de um salão de beleza no mesmo bairro. Ele conta que no último sábado ficou com as torneiras secas e que teve um problema bastante peculiar devido à escassez do abastecimento.
"Entraram algumas crianças aqui no sábado e deixaram a torneira aberta porque abriram e não tinha água. A gente fechou o salão e quando voltamos, na segunda [dia 25] estava tudo alagado aqui dentro", relata Pereira.
Obras causaram o problema
A Sanepar, por meio da assessoria de imprensa, relatou que tem registro de seis interrupções no fornecimento de água durante o mês de março na rua onde ficam a casa de Junior e o salão de Pereira. Todas as vezes em que as torneiras secaram, a causa foi o rompimento da rede de água por máquinas de uma empreiteira que constrói a rede de esgoto na região. A previsão é de que as obras sigam até o mês de junho.
Segundo a Sanepar, quando há o rompimento de uma rede, toda a pressão do sistema nessa determinada região é afetado. Em alguns locais a água então não chega, e causa esse tipo de problema. A recomendação é para que a falta de água seja sempre comunicada o mais rápido possível para que o reparo seja feito e o abastecimento restabelecido.
O telefone da Sanepar é o 115.



